João com os pais, na primeira edição do McDia Feliz em que participou, em 2016 (Foto: Divulgação/Santa Casa de Marília – Foto 1Hora)
Morreu nesta sexta-feira (3) o jovem João Victor Cervilha Martins, de 24 anos, que virou um dos símbolos da luta contra o câncer infanto-juvenil em Marília. Desde os 17 ele era paciente da oncologia da Santa Casa de Marília e se destacava pelo engajamento na Campanha McDia Feliz.
O câncer de próstata, raro para a idade, acometeu João seis meses após ele concluir o Ensino Médio, em 2016.
Rapidamente, o desespero pela notícia deu lugar a ação voluntária dele e da família, com dedicação à causa e símbolo de luta.
Logo no primeiro ano de tratamento, a família Martins encarou ensaio fotográfico para produção de material de publicidade, visando divulgar a campanha em Marília e na região.
A iniciativa de motivar “modelos” locais para a causa havia começado dois anos antes. A estratégia uniu parceiros, ampliou voluntários e impulsionou a campanha na cidade. João não parou mais de participar. Era presença certa em eventos, materiais de divulgação, reuniões para engajamento.
Oncologista Doralice Tan Marvule acompanhou João desde a adolescência (Foto: Arquivo Pessoal)
“Eu sou a prova de que essa luta vale a pena. Outras crianças e adolescentes virão depois de mim e precisam de ajuda”, dizia, otimista em meio ao tratamento, nas visitas a empresas e escolas, em busca de mais apoiadores.
Apaixonado por música e games, inquieto como a maioria dos jovens, fez trabalhos com modelo fotográfico, em projeto de inclusão social.
A admiração e gratidão aos profissionais de saúde fez o jovem iniciar estudos em 2017 no curso técnico em Enfermagem, na “Escola Técnica Antônio Devisate”. Mas o avanço da doença não permitiu que Martins concluísse.
Em maio deste ano casou-se com a jovem Andreia Silva. Mesmo com a doença, não perdeu a esperança e a vontade de viver e produzir. Com a esposa e apoio da família, montou um pequeno negócio para confecção de brindes, onde obtinha parte do sustento.
O corpo do jovem ativista está sendo velado na sala três do Velório Municipal. O sepultamento será às 13h deste sábado no Cemitério de Vera Cruz.
Martins é fotografado pela mãe ao lado do filantropo Milton Tédde, que faleceu no início desse ano (Foto: Divulgação/Santa Casa de Marília)
Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…
Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.