Marília

Moradores do Marina Moretti pedem USF no bairro

Manuel Messias mora perto de terreno onde está prevista construção de USF (Foto: Leonardo Moreno)

Moradores da zona Norte de Marília pedem que a Prefeitura providencie a imediata construção da USF (Unidade Saúde da Família) no bairro Marina Moretti. A obra é esperada há quatro anos pela população local e deve encurtar em quase um quilômetro a distância até a unidade de saúde mais próxima.

A reportagem esteve na rua Arnaldo Spachi na manhã desta quarta-feira (27), via onde a USF está prevista para ser instalada em um terreno que pertence ao município, de acordo com moradores do bairro.

Atualmente, na área só existe mato alto, lixo e móveis abandonados, como dois sofás. A situação de abandono é mais um motivo de incômodo para os vizinhos.

São 494 residências que foram ocupadas no começo de 2014. As moradias são voltadas para famílias com renda de até R$ 1,6 mil por mês. Entre os imóveis, 140 foram destinados para pessoas que moravam nas favelas dos bairros Altaneira, Jânio Quadros e Santa Antonieta, além da destinação de 30 moradias para moradores de áreas de risco.

Manuel Messias mora distante aproximadamente 100 metros do terreno onde ficará a USF. Enquanto o futuro não chega e a obra não é iniciada, ele conta que precisa ir até o Santa Antonieta para levar as crianças para atendimento médico ou exames.

“Quem não tem carro fica complicado. Ainda mais se estiver doente, para se deslocar oito, dez quadras a mais fica difícil, também falta uma escola mais perto daqui”, reclama. De acordo com ele, a população aguarda os dispositivos básicos de Saúde e Educação desde a entrega das casas.

A dona de casa Maria de Lourdes, 72 anos, reclama do lixo e do mato alto que cresce no terreno da Prefeitura. “Fica complicado, se o próprio terreno do município está desse jeito, o que podemos fazer?”, questiona.

Outro lado

A reportagem procurou a assessoria de imprensa da administração municipal para comentar a questão que enviou a seguinte nota sobre o tema:

“A Secretaria Municipal da Saúde de Marília informa que o projeto para construção da USF Parque das Nações/Marina Moretti (Proposta 14278219000114002) foi aprovado pelo Ministério da Saúde em 2014, porém as obras não foram iniciadas dentro do prazo estabelecido pelo órgão federal.

Importante salientar que o prazo venceu em fevereiro de 2015, ou seja, nove meses após a publicação da portaria de habilitação.

Tendo em vista a situação encontrada em janeiro deste ano, a atual gestão pleiteou junto ao Ministério da Saúde prorrogação do prazo, porém o pedido foi indeferido em Brasília.

Diante da necessidade da construção dessa unidade, para melhoria do atendimento à população, a Secretaria persiste em tratativas junto ao órgão federal, para que seja deliberada a prorrogação do prazo e as obras possam ser iniciadas”.

(Foto: Divulgação)

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

29 minutos ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

29 minutos ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

39 minutos ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

41 minutos ago

Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029

Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…

1 hora ago

Vídeo: com mega estrutura de lazer, Bild entrega oficialmente o Villá

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

2 horas ago

This website uses cookies.