Marília

MN flagra novo ponto de descarte irregular de entulho

Caminhões fazem descarte irregular de entulho em novo ponto na zona Oeste (Foto: Leonardo Moreno)

A reportagem do Marília Notícia descobriu um novo ponto de descarte irregular de entulho bruto da construção civil na zona Oeste da cidade. Caçambeiros dizem ter autorização da Prefeitura para jogar materiais dentro de área com erosão.

Durante o último final de semana a equipe do MN, após denúncia de moradores do Jardim Cavallari, flagrou duas empresas que trabalham com aluguel de caçamba e recolhimento de entulho despejando os materiais coletados de forma irregular.

O ponto fica na altura do número 1935 da avenida Marília Fernandes Cavallari. Um dos responsáveis por uma das empresas flagradas confirmou que ali está sendo jogado, “para tampar um buraco”, restos de tijolo, terra, cimento, concreto e eventuais ferragens.

No entanto, na manhã desta segunda-feira (30) funcionários da Cetesb em Marília confirmaram que o descarte não pode ser feito dessa forma.

É preciso uma separação dos materiais e/ou o processamento deles. Além disso, o limite para esse tipo de destinação sem licenciamento pela Agência é de até 1 mil metros cúbicos – algo em torno de 300 caçambas.

O empresário ouvido pela reportagem, assim como a associação dos caçambeiros – em fase de registro para oficialização – afirmam que são várias as empresas que estão depositando material de refugo na área.

O município não tem no momento nenhum ponto para destinação desse tipo de produto, oriundo da construção civil. O espaço na área de transbordo em Avencas está interditado e outra área no distrito de Lácio tem o pedido de interdição em análise pela Cetesb.

A Prefeitura já sofreu multas por conta do problema e caçambeiros já fizeram até uma carreata em frente da Prefeitura sobre o tema. A administração municipal alega que a destinação do entulho é responsabilidade das empresas.

Uma reunião entre representantes da Prefeitura e empresários do ramo está marcada para a tarde desta segunda-feira (30).

Recentemente o Marília Notícia denunciou um ponto nas margens da SP-294 que estava sendo utilizada de forma irregular. Após publicação de reportagem, o local foi fechado.

Desta vez, a Cetesb informou que enviará fiscais para checarem a situação. As sanções, caso confirmadas as irregularidades, podem ir de advertência até multa.

A Prefeitura também disse que enviará um coordenador ao local na tarde desta segunda-feira para verificar a situação.

(Foto: Leonardo Moreno)

(Foto: Leonardo Moreno)

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli

Família Dias Toffoli; irmãos receberam o primeiro nome de José e as filhas, Maria (Foto:…

3 minutos ago

MAC enfrenta o São Bernardo fora de casa na estreia da Série A3

Lance de partida anterior entre MAC e São Bernardo (Foto: Léo Carrara/MAC) O Marília Atlético…

1 hora ago

Marília deve ter fim de semana de calor antes de mudança no tempo

Altas temperaturas devem ser registradas nos próximos dias em Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) A…

2 horas ago

Unimar realiza 15ª edição da Sipat e reforça ações de prevenção no trabalho

Iniciativa integra o calendário institucional e reúne colaboradores em uma programação voltada à conscientização (Foto:…

3 horas ago

Quintana apresenta novos equipamentos e autoriza obras no Centro de Fisioterapia

Ações, segundo a Prefeitura, integram um conjunto de investimentos (Foto: Divulgação) O governo de Quintana…

3 horas ago

Justiça pronuncia a júri acusada de atear fogo e matar companheiro em briga por crack

Uma sentença de pronúncia da 2ª Vara Criminal de Lins determinou que a mulher de…

3 horas ago

This website uses cookies.