Marília

Ministro do Meio Ambiente participa da 34ª Secam Unimar

Ministro estará em Marília nesta quinta-feira (Arte: Divulgação)

A tradicional Semana de Ciências Agrárias de Marília (Secam), realizada pelos cursos de Medicina Veterinária e Engenharia Agronômica da Universidade de Marília (Unimar), recebe nesta quinta-feira (27) o egresso e ministro do Meio Ambiente, Joaquim Álvaro Pereira Leite.

O chefe da pasta federal vai ministrar a palestra “Agronegócio, investimentos e oportunidades verdes” e inaugurar oficialmente a usina fotovoltaica do campus universitário.

De acordo com a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, é mais um dia importante para a instituição. “Uma grande honra receber o excelentíssimo ministro Joaquim Álvaro Pereira Leite, egresso de sucesso da Unimar. Gostaríamos de convidar a todos, alunos, professores e comunidade para sua palestra. Aproveitamos a oportunidade para parabenizá-lo pelo seu excelente trabalho desenvolvido à frente do Ministério do Meio Ambiente, tornando-se uma referência para todos nós”, destaca.

O ministro do Meio Ambiente é egresso do curso de Administração de Empresas da Unimar e possui MBA no Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper). Em sua carreira, atuou como diretor operacional e coordenador de auditoria da MRPL Consultoria, foi diretor geral da empresa do ramo farmoquímico Neobrax, consultor administrativo do Suplicy Cafés Especiais, diretor da Lot Incorporações e proprietário administrador da Fazenda Alvorada, onde produzia café.

Antes de integrar o governo, em junho de 2021, foi conselheiro da Sociedade Rural Brasileira (SRB), uma das organizações que representam o setor agropecuário no país. Em 2019, tornou- se diretor do Departamento Florestal e, em 2020, passou a responder pela Secretaria da Amazônia e Serviços Ambientais.

Em sua visita à Universidade de Marília, o ministro irá participar, às 14h30, da inauguração da usina fotovoltaica do campus, um projeto que gera mais de 3,25 megawatts pico (Mwp) e deste total, 1,8 Mwp para a utilização na Universidade de Marília, 1,45 Mwp para fornecimento de energia ao Hospital Beneficente da Unimar e a terceira unidade, com 6 Kilowatt pico (Kwp), disponibilizada para uso experimental dos acadêmicos dos cursos de graduação e pós- graduação, incluindo as Engenharias e Arquitetura e Urbanismo, contribuindo com o meio ambiente e proporcionando a vivência da implantação, funcionamento e manutenção para os acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação.

Ainda em sua visita, Leite irá ministrar uma palestra aos acadêmicos dos cursos de Medicina Veterinária e Engenharia Agronômica, além da comunidade, sobre “Agronegócio, investimentos e oportunidades verdes”, com início às 16h.

O coordenador do curso de Engenharia Agronômica da Unimar, Ronan Gualberto, destaca a importância de levar informação sobre o agronegócio. “É corriqueiro ouvir ou ler notícias de que o agronegócio vem sendo o principal responsável pelo desmatamento ilegal no Brasil. Na verdade, não é bem assim, somos considerados o ‘celeiro do mundo’ devido ao importante papel de exportar atualmente alimentos para quase um bilhão de pessoas em todos os continentes, apenas utilizando 7% de seu território para a lavoura. Atualmente, o país é o 3º maior produtor agrícola do planeta, mas a expectativa até 2024, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), é que o Brasil se torne o maior exportador destes produtos, ultrapassando Estados Unidos e União Europeia”, diz.

Gualberto afirma ainda que a Agricultura e a conservação do meio ambiente andam juntos. “A boa produção de alimentos depende desses serviços que a natureza nos oferece, como um bom regime de chuvas, controle biológico, fertilidade do solo e controle de pragas. Tudo isso é que faz a produção agrícola acontecer. O bom agro não é predador, ele é parceiro da natureza. Com a palestra do Ministro do Meio Ambiente aqui na Unimar com certeza muitas dúvidas com relação a esse tema serão dirimidas”, destaca.

Segundo o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unimar, Fábio Manhoso, a vinda do ministro vem para coroar os 35 anos do curso de Medicina Veterinária. “A Secam é um evento que já faz parte de todas as nossas festividades anuais e que congrega a sua principal função, que é o aprimoramento técnico e científico dos nossos alunos por meio dos cursos, das palestras e esse ano, com a visita do ministro do Meio Ambiente, ainda mais neste momento do agronegócio em que a agronomia e a medicina veterinária se despontam.”

Manhoso lembra que estas duas profissões têm uma atuação muito direta com a sustentabilidade ambiental. “São duas profissões que convergem na questão ambiental, uma vez que em todos os locais que o médico veterinário for atuar, [ele] vai se deparar com a causa ambiental, então, acho bastante pertinente a vinda do ministro, além de abrilhantar nosso evento, traz sua experiência no agronegócio para estes futuros profissionais”, destaca.

O reitor da Unimar, Márcio Mesquita Serva, destaca a alegria da realização de mais uma edição. “Chegar à 34ª edição da Secam representa uma bela parte da história da Unimar. Somos pioneiros na educação superior privada no Estado de São Paulo, além de termos sido a primeira instituição particular a oferecer o curso de graduação em Medicina Veterinária em São Paulo. Receber o excelentíssimo ministro Joaquim Álvaro Pereira Leite, egresso da Universidade, na Secam, é um marco e motivo de orgulho para a Família Unimar”, celebra.

Para participar da palestra do ministro do Meio Ambiente, Joaquim Álvaro Pereira Leite, basta fazer o cadastro, clique aqui.

34ª SECAM

A abertura da 34ª edição da Secam foi realizada nesta segunda-feira (24), com cerimônia pela manhã e palestra magna internacional dos professores, PhD Charles Long e professora, doutora Luciana Bertolini, sobre “Uso da Engenharia Genética na Produção Animal e de Biofármacos”.

O evento acadêmico tem como objetivo explorar as inovações do mercado e abordar a atuação profissional em meio à pandemia, com cursos voltados para acadêmicos e profissionais de Medicina Veterinária e Engenharia Agronômica.

As palestras e minicursos serão realizados até o dia 28 de outubro e tratarão de diversos temas abordados dentro das áreas de medicina veterinária e engenharia agronômica. No dia 29, acontece o Campeonato Profissional de Crossfit, no ginásio de esportes da Unimar.

Nos dias 5 e 6 de novembro, a Unimar recebe a sétima e oitava Etapa do Campeonato Paulista de Cães de Pastoreio. Também no sábado, dia 5 de novembro, será realizado o tradicional “Secão”, com o concurso de cães no Ginásio de Esportes da Unimar e, no domingo, o “Desafio Ciclístico”, com largada no bloco 8 e percurso na Fazenda Experimental.

Michele Correia

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

3 horas ago

Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…

8 horas ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

12 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

12 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

12 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

12 horas ago

This website uses cookies.