Marília

Ministério Público Federal entra com ação para garantir ‘kit intubação’

Marília tem fila de espera por leitos de UTI (Foto: João Carvalho/Relatos de uma pandemia)

O procurador da República, Jefferson Aparecido Dias, ingressou na Justiça com uma ação civil pública para obrigar a União e o Estado de São Paulo, a fornecerem o ‘kit intubação’ a todas as instituições de saúde referenciadas ao tratamento de Covid-19 na Subseção Judiciária de Marília.

Além de Marília, são abrangidos os municípios de Álvaro de Carvalho, Alvinlândia, Echaporã, Fernão, Gália, Garça, Júlio Mesquita, Lupércio, Lutécia, Ocauçu, Oriente, Oscar Bressane, Pompeia, Quintana e Vera Cruz.

A ação do Ministério Público Federal (MPF) foca principalmente no fornecimento dos medicamentos utilizados na intubação de pacientes que estão nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Como o Marília Notícia mostrou recentemente, o Ministério da Saúde mandou os fabricantes desse tipo de medicamento entregarem seus estoques para suprir a demanda do Sistema Único de Saúde (SUS), o que prejudicou hospitais privados que também oferecem leitos públicos.

Jefferson protocolou a ação no dia 23 de março, após um ofício do Hospital Beneficente Unimar (HBU) ser registrado em um inquérito que acompanha a evolução da pandemia na região no âmbito da Justiça Federal.

O juiz responsável pelo caso abriu prazo para a União se manifestar sobre a ação civil pública.

Entenda

O HBU informou “que não obteve êxito na renovação de seu estoque de medicamentos de anestésicos, sedativos e bloqueadores neuromusculares imprescindíveis à realização do procedimento de intubação, os quais compõem o denominado ‘kit intubação’”.

No dia 12 de março o hospital diz que foi informado por um fornecedor de que os insumos já comprados não seriam entregues, pois “todo o seu lote de medicamentos relativo a procedimentos de intubação havia sido confiscado pelo Governo Federal”.

Jefferson também citou matérias da imprensa local e informes de entidades como o Conselho Federal de Farmácia sobre o risco do esgotamento total dos medicamentos, o que pode criar uma onda de mortes.

A requisição dos medicamentos que compõe o ‘kit entubação’, segundo aponta o procurador, impediu que os fabricantes “honrassem compromissos junto aos hospitais privados, inclusive aqueles com leitos de UTI-covid habilitados e mantidos pelo SUS”.

Marília está com o sistema de saúde em colapso, com filas de espera por leitos de UTI e morte entre pacientes sem conseguir uma vaga. A região tem ocupação acima de 95% neste tipo de leito.

“Se a situação da região de Marília (SP) já está caótica com todos os leitos de UTI-Covid funcionando a todo o vapor, como será se o risco de desabastecimento de ‘kit intubação’ vier a se consumar e esses leitos perderem sua utilidade diante da impossibilidade de realização do imprescindível procedimento de intubação”, questiona Jefferson.

Veja a íntegra da petição inicial, [clique aqui].

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Poço profundo de Lácio (PG-08): tecnologia, investimento e segurança hídrica para Marília

Novo Poço de Lácio (PG-08): resultado palpável e água potável (Foto: Divulgação) O abastecimento de…

7 horas ago

Primeira audiência do caso Rafael Pascon dura o dia e deve ser retomada nesta sexta

Rafael Pascon está preso desde outubro do ano passado na Penitenciária 2 de Gália (Foto:…

8 horas ago

Esquema que chegou a abrir loja em Marília colapsa e deixa vítimas

Negócio supostamente ligado à tecnologia removeu fachada às pressas, segundo vizinhos (Foto: Marília Notícia) Um…

12 horas ago

Nova UBS pode beneficiar cerca de 10 mil moradores da zona norte

UBS deve beneficiar cerca de 10 mil moradores dos bairros Parque das Nações e Marina…

12 horas ago

Obra da Emei Altos do Palmital avança e deve ser entregue até março

Unidade foi vistoriada pela secretária e prefeito (Foto: Divulgação) A construção da nova Escola Municipal…

12 horas ago

Filme ‘O Agente Secreto’ é indicado para quatro categorias do Oscar

O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente a Melhor…

12 horas ago

This website uses cookies.