Marília

MS credencia Santa Casa para transplante de fígado

Entrada da unidade de saúde (Foto: Divulgação)

O Ministério da Saúde credenciou a Santa Casa de Marília para a realização de transplante de fígado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O processo de credenciamento junto à União durou aproximadamente dois anos até que a unidade hospitalar filantrópica mariliense atendesse todos os requisitos exigidos pela Secretaria de Atenção Especializada à Saúde.

O cirurgião do aparelho digestivo e membro da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), Francisco Antônio Sergi Filho, será o responsável técnico pelos procedimentos na Santa Casa de Marília, acompanhado por um grupo de médicos cirurgiões, gastroenterologistas e anestesiologistas.

Desde fevereiro deste ano, a Santa Casa de Marília já mantém Ambulatório de Doenças Hepáticas com aproximadamente 40 pacientes recebendo acompanhamento médico e de equipe multiprofissional. Os casos indicados para transplante de fígado entram para a fila de espera coordenada pela Central de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde.

Com o serviço implantado, agora os pacientes dos 62 municípios abrangidos pelo Departamento Regional de Saúde (DRS-IX) não precisarão percorrer grandes distâncias para fazer o procedimento. “Trata-se de ganho importante para a população em âmbito regional, que passa a contar com este serviço, muito bem estruturado e com profissionais qualificados”, enfatizou a diretora técnica da Santa Casa de Marília, Ismênia Torres.

Unidade vai fazer transplante de fígado (Foto: Divulgação)

TRADIÇÃO

A Santa Casa de Marília tem tradição de 40 anos no serviço de transplantes renais. Com aproximadamente 700 transplantes de rim realizados desde a implantação do serviço, em 1982, a unidade hospitalar filantrópica mariliense é o 5º maior centro de procedimentos do gênero no interior de São Paulo, ficando atrás apenas de Campinas, Botucatu, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto. Média de 30 transplantes por ano é registrada na instituição.

A indicação de transplantes acontece para pacientes com insuficiência renal crônica. Hoje, a Santa Casa de Marília atende 220 pacientes em hemodiálise e 108 em diálise peritoneal, sendo responsável por mais de 40% da demanda regional.

A Santa Casa de Marília faz, em média, 2.700 sessões de hemodiálise por mês a pacientes de 62 municípios abrangidos pelo Departamento Regional de Saúde, sendo mais de 90% deles atendidos via SUS.

Carolina Rolta

Recent Posts

Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…

5 minutos ago

Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte

Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…

57 minutos ago

Homem em situação de rua bate no rosto e rouba pedestre no Centro de Marília

Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (4) após…

1 hora ago

Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental

O prefeito de Marília, Vinicius Camarinha (PSDB), sancionou nesta sexta-feira (5) a lei que cria…

2 horas ago

Executivo propõe nova sede ao Aeroclube e tenta revogar lei do tombamento

Aeroclube de Marília; área é alvo de imbróglio na Justiça (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) A…

3 horas ago

Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília

Policiais, na manhã seguinte a morte, fazem levantamento in loco sobre ocorrência (Foto: Marília Notícia)…

5 horas ago

This website uses cookies.