Marília

Ministério confirma Marília no Mapa do Turismo Brasileiro

Mapa é um dos principais instrumentos de orientação para atuação do Sistema Nacional de Turismo. (Foto: Divulgação)

A cidade de Marília foi confirmada no último dia 23 (sexta-feira), através da portaria nº 271 publicada no Diário Oficial da União, como integrante do Mapa do Turismo Brasileiro, versão 2019-2021.

Composto por 2.694 municípios divididos em 333 regiões turísticas, o Mapa é um dos principais instrumentos de orientação para atuação do Sistema Nacional de Turismo.

Para Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo, “o Mapa é uma radiografia atualizada do potencial turístico do Brasil para investir de forma adequada na melhoria de infraestrutura, realização de campanhas publicitárias, entre outras ações”.

No Estado de São Paulo, 354 municípios atenderam aos critérios exigidos e cadastraram a documentação na plataforma do Ministério do Turismo, formando 49 regiões turísticas no novo Mapa.

Este ano, os estados e municípios contaram com novos requisitos, compromissos e recomendações estabelecidos pelo Ministério do Turismo, como a obrigatoriedade da cidade possuir um Conselho Municipal de Turismo, atuante e eficiente.

O Comtur de Marília existe desde 1992, tornou-se deliberativo em 2017 e participa de forma direta e fundamental nas ações de incremento da atividade turística no município.

“Marília, juntamente com Garça e Gália, compõem a Região Turística Alto Cafezal e tem a responsabilidade de atuar na região com foco na qualidade, roteiros e melhorias dos serviços prestados”, disse o secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Nelson Mora.

Entre os benefícios do Mapa do Turismo está a categorização dos municípios turísticos, que vai de “A” a “E” e é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais.

Além disso, subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística.

Marília, classificada na categoria B, e já reconhecida oficialmente como MIT (Município de Interesse Turístico), vem trabalhando, em parceria entre o poder Executivo, o Comtur e iniciativa privada para obter recursos do Estado e outras ações de incentivo e desenvolvimento do turismo.

Amanda Brandão

Recent Posts

Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico

Dois homens foram presos em flagrante na noite desta sexta-feira (23) durante uma ocorrência de…

52 minutos ago

MAC estreia com empate diante do São Bernardo na Série A3

Lance do empate entre São Bernardo e Marília (Foto: Lucas Daquino/MAC) O Marília Atlético Clube…

1 hora ago

“Trump quer criar nova ONU”, declara presiente Lula sobre Conselho de Paz

“Está prevalecendo a lei do mais forte, a carta da ONU está sendo rasgada e,…

7 horas ago

Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

A agência, a empresa JJ-Comercial de Alimentos, que aparece no rótulo do produto como sua…

7 horas ago

Aplicativo SP Mulher Segura amplia proteção a vítimas de violência em São Paulo

Governo de SP aposta em aplicativo para fortalecer combate à violência contra mulheres (Foto: Divulgação)…

7 horas ago

Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli

Família Dias Toffoli; irmãos receberam o primeiro nome de José e as filhas, Maria (Foto:…

7 horas ago

This website uses cookies.