Marília

Médicos da Família entram em greve em Marília

Conforme anunciado na semana passada, médicos de família e comunidade, que trabalham na atenção primária da Associação Feminina de Marília Maternidade e Gota de Leite, entraram em greve em Marília nesta terça-feira (27).

Durante o dia os postos de saúde – Unidades de Saúde da Família – não oferecerão atendimento para a população, salvo em casos de urgência e emergência, que não são comuns nestes locais.

Eles se queixam de atrasos em pagamentos e no 13º salário. A Prefeitura pagou parte dos atrasados na sexta-feira (23) e para hoje está prometida a liberação do restante.

Diretor Presidente do Simesp (Sindicato dos Médicos de São Paulo), Goro Takamitsu disse ao Marília Notícia que às 20h os médicos farão uma assembleia para decidir sobre o destino da paralisação.

“Se for feito o pagamento, provavelmente haverá decisão pelo fim da greve”, fala o representante da classe médica. A greve foi decidida em assembleia na semana passada e só pode ser revogada em outra reunião dessas.

A paralisação também tem um caráter solidários aos médicos autônomos – cerca de 25 sem vínculo trabalhista – no PA (Pronto Atendimento) da Zona Sul. Encarregados de atenderem urgência e emergência, estes profissionais não podem entrar em greve.

A princípio a paralisação aconteceria a partir de segunda-feira (26), mas a administração municipal decretou ponto facultativo para a data. A população já havia ficado sem atendimento durante o final de semana e a informação é de que nesta terça-feira um volume considerável de pessoas tenha procurado os serviços em vão.

Também na semana passada, os demais funcionários da Estratégia Saúde da Família – cerca de 450 – fizeram dois dias de manifestações em frente ao paço municipal. Como conseguiram receber parte dos atrasados, retornaram ao trabalho.

OUTRO LADO

Em nota, a assessoria de imprensa da administração municipal declarou nesta manhã:

“A Prefeitura de Marília – por meio da Secretaria Municipal da Saúde – informa que parte do pagamento já foi feito na última sexta-feira e a outra parcela vai ser repassada hoje, regularizando as pendências com a categoria”.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

16 minutos ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

16 minutos ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

26 minutos ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

29 minutos ago

Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029

Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…

1 hora ago

Vídeo: com mega estrutura de lazer, Bild entrega oficialmente o Villá

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

1 hora ago

This website uses cookies.