Marília

Médica fala sobre ‘Super Bactérias’ na Santa Casa

Neila Raquel Capelli da Silva ministrou a palestra de abertura da Sipat 2017 (Foto: Divulgação)

A médica responsável pelo SCIH (Serviço de Controle de Infecção Hospitalar) da Santa Casa de Misericórdia de Marília, Neila Raquel Capelli da Silva, explanou sobre “Bactérias Multirresistentes” na abertura da Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho), na manhã deste dia 26 de junho, no salão de reuniões da instituição.

“As bactérias multirresistentes são micro-organismos resistentes a uma ou mais classes de antibióticos. Algumas medidas de prevenção importantes no ambiente hospitalar são: a não utilização de adornos (aneis, pulseiras, brincos, relógio, etc) para garantir uma boa higienização, principalmente das mãos; manter a unha das mãos curtas; não utilizar telefone celular enquanto estiver perto dos pacientes, pois o aparelho pode passar a ser um veículo de transmissão de bactérias; manter a vacinação em dia; evitar assumir turno de trabalho se estiver doente; e higienizar as mãos com água e sabonete e álcool”, salientou Neila.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) ressalta que, para evitar que a resistência das bactérias seja acelerada, é fundamental o funcionamento de um serviço de controle de infecção hospitalar eficiente e o desenvolvimento de novos antibióticos de forma constante, entre outros pontos já enfatizados anteriormente.

De acordo com a profissional do SCIH da Santa Casa, é importante haver a prescrição correta do medicamento e quando o tratamento estiver em curso o ciclo de uso do antibiótico não pode ser interrompido. “Se o paciente para de tomar o antibiótico, a bactéria pode ganhar mais resistência”.

Milton Tédde, provedor da Santa Casa de Marília (Foto: Divulgação)

Abertura

Na abertura da Sipat, o provedor da Santa Casa, Milton Tédde, disse da importância do trabalho da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e de se levantar possíveis problemas existentes para o apontamento de soluções. “Os nossos colaboradores enxergam tudo e a comissão, em especial, trabalha para garantir a segurança no trabalho. Tenho 38 anos como voluntário no hospital, que é a minha segunda casa. Precisamos dar as mãos e cuidar da Santa Casa, porque assim estaremos contribuindo para a saúde da população em geral”.

O superintendente do hospital, Sérgio Stopato Arruda, agradeceu o empenho da comissão nas ações cotidianas e também na realização da Sipat. “Sabemos da preocupação do Sesmt (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho) e da Cipa com a segurança dos nossos colaboradores e fazemos questão de prestigiar esta semana tão importante”.

A semana 

A Sipat da Santa Casa acontece de 26 a 30 de junho com diversas atividades para conscientizar os colaboradores sobre importantes ações que garantam a segurança no trabalho.

Neste dia 27 de junho (terça-feira), às 8h, a profissional do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) Sônia Cristina Perez fala sobre “Aposentadoria”. Teatro sobre a “Síndrome de Burnout” será exibido às 10h com o Núcleo de Psicanálise. Às 14h, é a vez da médica do Ambulatório de Tabagismo da Santa Casa, Edilaine de Oliveira Miguel, destacar o tema “Como parar de fumar”.

Palestra motivacional estará sendo realizada no dia 28 de junho (quarta-feira), às 8h, com o coaching Val Trombella. O profissional que atua na Unidade de Medicina Hiperbárica da Santa Casa,Thiago Lucas Corrêa dos Santos Gomes, vai explanar sobre “Doença como caminho”, às 14h e às 15h será o momento de atividade de zumba com a professora de dança Amanda.

A gincana educativa da edição 2017 da Sipat vai ser promovida no dia 29 de junho e vai contar com as provas de paródia musical, fotografia, passa ou repassa e bingo. Todas estas atividades trazem discussões sobre a prevenção de acidentes de trabalho de maneira informal e interativa. Cada grupo da gincana tem de nove a doze participantes.

Os grupos que se destacarem como primeiro e segundo lugar serão premiados com medalha de ouro e prata, além de receberem um lanche especial em comemoração à atividade desenvolvida em grupo.

No dia 30 de junho (sexta-feira), a Sipat vai ser encerrada com palestras sobre “Acidentes no Trajeto”, com Marcelo Mittermayer (às 8h) e “Aposentadoria”, com Sônia Cristina Perez (14h).

Colaboradores do hospital durante abertura da Sipat (Foto: Divulgação)

Marília Notícia

Recent Posts

Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico

Dois homens foram presos em flagrante na noite desta sexta-feira (23) durante uma ocorrência de…

9 horas ago

MAC estreia com empate diante do São Bernardo na Série A3

Lance do empate entre São Bernardo e Marília (Foto: Lucas Daquino/MAC) O Marília Atlético Clube…

9 horas ago

“Trump quer criar nova ONU”, declara presiente Lula sobre Conselho de Paz

“Está prevalecendo a lei do mais forte, a carta da ONU está sendo rasgada e,…

15 horas ago

Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

A agência, a empresa JJ-Comercial de Alimentos, que aparece no rótulo do produto como sua…

15 horas ago

Aplicativo SP Mulher Segura amplia proteção a vítimas de violência em São Paulo

Governo de SP aposta em aplicativo para fortalecer combate à violência contra mulheres (Foto: Divulgação)…

15 horas ago

Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli

Família Dias Toffoli; irmãos receberam o primeiro nome de José e as filhas, Maria (Foto:…

15 horas ago

This website uses cookies.