????????????????????????????????????
Consultas médicas em unidades de saúde (imagem) de Marília demoram anos
Muitos marilienses esperam anos por consultas com especialista e realização de exames pela rede municipal de saúde. Sem diagnóstico e tratamento os pacientes seguem com dores e dúvidas.
A reportagem do Marília Notícia conversou com várias pessoas que enfrentam o descaso na saúde pública em Marília.
Há um ano a zeladora Eunice Maria dos Santos, de 50 anos, espera pela segunda consulta com ortopedista. Ela já fez o tratamento, mas continua com muitas dores na coluna provocada pela pressão de uma hérnia de disco.
“Já havia esperado dois anos por uma consulta e passei pelo especialista durante mutirão da ortopedia. Fui encaminhada para a fisioterapia, mas só consegui fazer porque as funcionárias do posto de saúde do bairro Costa e Silva conseguiram marcar um exame de raio-X. Mas continuo com dores e fui encaminhada novamente ao ortopedista. Infelizmente uma consulta é artigo de luxo”, disse.
Como também ainda não conseguiu passar por um médico especialista e sente muitas dores no estômago, a estudante Rafaela Vilasboas, de 17 anos, se automedica.
“Eu tive a primeira crise quando tinha 13 anos, a médica do posto de saúde me encaminhou para um gastro. Até hoje nada, de vez em quando fico ruim e tomo remédio por conta própria. Minha tia tem úlcera e desconfio que eu também tenha”, contou. Rafaela.
Em Marília a situação é mais grave porque a consulta não é certeza de que o diagnóstico vai ser definido rapidamente. Alguns pacientes entram em outra espera interminável pela realização de exames.
É o caso da vendedora Silvana Olivato, 55 anos, que passou pelo especialista, mas não pelos exames pedidos. “Depois de um ano de espera o ortopedista pediu exames porque tenho dores no joelho, mas nunca chamam. Eu ando mancando o dia todo e a noite dói tudo”, contou.
A autônoma Kelly Stephanie Nascimento da Costa, 21 anos, precisa fazer exames de sangue para descobrir o que está causando ferimentos em sua pele.
“A médica do posto de saúde me encaminhou para consulta com dermatologista e aproveitou pra pedir exame de sangue para investigar o que está provocando feridas na minha pele. Mas até agora nada”, disse.
Alguns destes pacientes não sentem dores, mas tem urgência no diagnóstico. A boleira Fabiana Agostinho da Silva, 32 anos, contou que entrou com o pedido de ortopedista para a filha há três anos para tentar descobrir o que causa o desequilíbrio na criança.
“Minha menina caía muito, mas muito mesmo e a toa. O pediatra que nos atende no posto de saúde Planalto encaminhou para o ortopedista, mas até agora nada”, explica Fabiana.
O filho da promotora de vendas Tatiane Fernanda da Costa, 34 anos, precisa passar por psicólogo para constatar se é hiperativo ou não. Há um ano e meio espera pela consulta. “Há um ano e meio espero a consulta. Vou perguntar para as funcionárias do UBS do Jardim América e a única resposta é que tem que aguardar”.
A pensionista Sebastiana de Nóbrega, 61 anos, quer descobrir o motivo pelo ganho excessivo de peso. “Estou engordando muito rápido e nenhum outro médico soube explicar. Marquei consulta com nutricionista, mas já faz um ano e nada”.
Algumas pessoas cansam de esperar, juntam dinheiro e pagam pela consulta. É o caso da dona de casa Rita de Brito, de 53 anos. “Fiquei cinco anos esperando pela consulta com oftalmologista. Eu precisava trocar meus óculos, estava com muita dificuldade. Fiz o pedido no posto do Chico Mendes, mas precisava muito e paguei”, contou.
A reportagem do Marília Notícia entrou em contato com a Prefeitura de Marília para saber o que está sendo feito para solucionar o problema, mas até o fechamento desta matéria não obteve retorno.
Prefeito Vinicius Camarinha, como em todo Brasil, lida com a falta de médicos
Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…
Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.