Marília

Marília volta a figurar entre as melhores cidades para negócios

Marília ficou de fora por dois anos consecutivos do ranking de melhores cidades brasileiras para se fazer negócios, em 2018 e 2019. No entanto, na edição 2020, publicada nos últimos dias, o município voltou a fazer parte do levantamento.

O estudo é realizado anualmente desde 2014 pela empresa de consultoria Urban Systems e mais uma vez foi publicado com exclusividade na revista Exame, do grupo Abril. Desta vez foram feitas mudanças na metodologia.

Até então era produzido um único ranking com as 100 cidades melhores colocadas. A edição 2020 das Melhores Cidades para Fazer Negócios traz a visão das melhores cidades para investir em diferentes setores: mercado imobiliário, comércio, serviços, educação, indústria e agropecuária.

Marília aparece especificamente no levantamento referente ao setor de serviços, como o 54º melhor município com mais de 100 mil habitantes para se fazer negócios nessa área. Nos demais recortes a cidade ficou de fora do ranking.

No quesito serviços, Marília ficou melhor posicionada do que cidades paulistas como São José dos Campos (62ª posição), Santos (66ª), Piracicaba (69ª), São José do Rio Preto (70ª), Sorocaba (74ª) e Assis (100ª), por exemplo.

Marília também superou até mesmo capitais, como Maceió (57ª), e importantes municípios paranaenses, como Maringá (73ª) e Londrina (91ª). Por outro lado, a posição mariliense ficou atrás da de Botucatu (14ª), São Carlos (19ª) e Bauru (32ª).

Até 2019 era feito um único ranking, em que eram levados em conta fatores como capital humano, infraestrutura, desenvolvimento social e econômico. Em 2017 a cidade ficou na 72ª posição e em 2016 na 67ª.

No novo formato, cada um dos setores econômicos analisados contemplou indicadores próprios que trataram da análise de dados referentes ao desempenho do setor, a concorrência, aspectos de demanda e também questões quanto à infraestrutura que impacte fortemente na atividade.

No estudo também foram levados em conta fatores decorrentes da pandemia e como cada município avaliado acabou impactado.

Veja abaixo o ranking do setor de serviços, em que Marília aparece. Para consultar a íntegra do estudo, [clique aqui].

(Imagem: Divulgação)

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Deslizamento em obra da Marfrig deixa quatro mortos em Promissão

Trabalhadores realizavam serviços dentro de uma escavação (Foto: Defesa Civil) Um grave acidente de trabalho…

9 horas ago

Rompimento de rede pode causar falta d’água no Nova Marília e região

Uma ruptura na rede de abastecimento de água registrada na avenida João Ramalho, em Marília,…

15 horas ago

Campanha mobiliza redes para doação de sangue a jovem ferido em acidente de moto

Família de Victor Nathan recebe solidariedade nas redes e busca garantir transfusões (Foto: Redes Sociais)…

15 horas ago

Prefeitura de Marília divulga gabaritos de processo seletivo para professores

Certame teve 2.697 inscritos para cargos da rede municipal de ensino (Foto: Divulgação) A Prefeitura…

16 horas ago

Marília inicia projeto para orientar arborização correta nas calçadas

Iniciativa é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Foto: Divulgação) A Prefeitura…

16 horas ago

Filantrópica agradece esforços e ajuda financeira de Dani Alonso e Capitão Augusto

Entidade trabalha com o acolhimento de meninos e meninas (Foto: Divulgação) Os deputados Dani Alonso…

17 horas ago

This website uses cookies.