A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo ampliou para 108 o número de unidades que oferecem o Ensino Médio no modelo de presença flexível da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Em Marília, a oferta é realizada pelo Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos Professora Sebastiana Ulian Pessine, que disponibiliza a formação para quem deseja retomar ou concluir os estudos em 2026 com organização mais adaptável à rotina.
No modelo de presença flexível, o estudante pode estruturar o próprio percurso formativo, iniciando pelos componentes curriculares com os quais tenha maior afinidade ou necessidade. A progressão ocorre por meio de roteiros de estudo e acompanhamento docente, com realização das avaliações previstas antes do avanço para novos conteúdos, até a conclusão integral da etapa.
Itinerários curriculares
As escolas que ofertam o Ensino Médio nesse formato disponibilizam dois itinerários de aprofundamento curricular, organizados por área do conhecimento. Um deles é voltado à Matemática, com aprofundamento de competências, temas aplicados e práticas integradoras previstas no Currículo Paulista.
O outro contempla Linguagens e suas Tecnologias, com estudos orientados que articulam conhecimentos da área, como linguagens, sociologia e geografia, ampliando a compreensão crítica do mundo contemporâneo.
O modelo adota metodologias individualizadas, com oferta de projetos, oficinas e diferentes instrumentos de avaliação, como provas e trabalhos. O estudante deve cumprir quatro avaliações processuais e uma avaliação final em cada disciplina, respeitado o intervalo mínimo de três dias letivos entre cada aplicação.
Além do Ensino Médio, os Ceejas também oferecem o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano). Nas duas etapas, é possível solicitar o aproveitamento de estudos anteriores, mediante apresentação de documentação comprobatória. Na ausência de histórico escolar, a unidade aplica avaliação diagnóstica para identificar o nível de conhecimento do candidato.
Como se matricular
Para efetuar a matrícula para 2026, o interessado deve procurar qualquer escola estadual ou o balcão de atendimento do Poupatempo, com RG, histórico escolar e comprovante de residência. O cadastro também pode ser feito de forma virtual pela Secretaria Escolar Digital (SED).
Além da presença flexível, a rede estadual mantém a EJA no modelo de presença regular em cerca de 600 escolas. Nesse formato, os estudantes participam de encontros coletivos organizados por turmas, com acompanhamento contínuo e cumprimento da carga horária prevista.
Em Marília, a oferta ocorre na Escola Estadual Antonio Augusto Neto, localizada no Parque São Jorge, zona sul, com atendimento pelos telefones (14) 3417-4996 e (14) 347-3577.
Segundo a Secretaria, a oferta simultânea dos dois modelos amplia o acesso à Educação Básica e permite que jovens, adultos e idosos escolham a modalidade mais adequada à rotina de trabalho e às necessidades de aprendizagem.
O rodízio de veículos voltará a valer, na cidade de São Paulo, nesta quinta-feira (19),…
Campanha visa provocar reflexão sobre as pessoas que vivem sem moradia digna nas cidades brasileiras…
Acidente fez sete vítimas na BR-153 em Marília (Foto: Divulgação/PRF) A Justiça de Marília determinou,…
Veículo ficou destruído com capotamento (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) A Polícia Civil confirmou a identidade…
Mais de 200 pessoas doaram sangue na manhã do Carnaval no Hemocentro de Marília (Foto:…
Ganha Tempo reabriu as portas ao meio-dia desta quarta-feira após festejos do Carnaval (Foto: Arquivo)…
This website uses cookies.