Marília

Marília tem seu melhor resultado em índice de gestão fiscal

Melhor desempenho (Imagem: Reprodução)

A edição 2021 do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), com base em dados do ano passado, acaba de ser divulgada, e Marília conquistou seu melhor resultado desde 2013, quando começa a série histórica do levantamento.

Com uma nota 0,6518 – no índice que vai de zero a um –, os marilienses estão bem acima da média nacional, que é de 0,5456.

Pelo segundo ano consecutivo, o município foi classificado entre aqueles que possuem “boa gestão”, categoria que só fica atrás das cidades de “excelência”. Até o estudo com dados de 2018, Marília só tinha sido enquadrada em situação “crítica” e em “dificuldade”.

Tabela IFGF (Imagem: Reprodução)

Segundo o último estudo, cerca de 60% dos 5.239 municípios brasileiros analisados se encontram na categoria “em dificuldade” ou situação “crítica”.

“A análise das contas do ano de 2020 mostra que o quadro fiscal dos municípios ainda é preocupante”, afirmam os responsáveis pelo IFGF.

“As circunstâncias adversas, criadas pela pandemia da Covid-19, exigiram uma alocação mais eficiente dos recursos públicos para atender às necessidades básicas da população”, explicam os pesquisadores.

INDICADORES

Com base em dados oficiais, o IFGF analisa as contas das cidades brasileiras através de quatro indicadores: autonomia, gasto com pessoal, investimentos e liquidez.

Em relação à autonomia, Marília sempre tirou nota máxima. De outro modo, quanto à liquidez, não há dados sobre este indicador em nenhum ano referente ao município – ou seja, sempre nota zero.

Indicadores (Imagem: Reprodução)

No caso dos gastos com pessoal, pela primeira vez na história mariliense foi conferida nota máxima. Neste quesito, desde 2018, a cidade vem atingindo o patamar de excelência.

No que diz respeito aos investimentos, Marília também obteve seu melhor resultado e foi enquadrada pela primeira vez como “boa gestão”.

Apesar do melhor desempenho já registrado, outros municípios se saíram ainda melhor do que Marília, que acabou perdendo posições nos rankings do IFGF. Entre um ano e outro, no nacional, a cidade caiu da posição 1.419 para a 1.763 e, no estadual, da 241 para a 296.

Índice (Imagem: Reprodução)

Quer receber notícias no seu WhatsApp? Clique aqui!  Estamos no Telegram também, entre aqui.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico

Dois homens foram presos em flagrante na noite desta sexta-feira (23) durante uma ocorrência de…

9 horas ago

MAC estreia com empate diante do São Bernardo na Série A3

Lance do empate entre São Bernardo e Marília (Foto: Lucas Daquino/MAC) O Marília Atlético Clube…

9 horas ago

“Trump quer criar nova ONU”, declara presiente Lula sobre Conselho de Paz

“Está prevalecendo a lei do mais forte, a carta da ONU está sendo rasgada e,…

15 horas ago

Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

A agência, a empresa JJ-Comercial de Alimentos, que aparece no rótulo do produto como sua…

15 horas ago

Aplicativo SP Mulher Segura amplia proteção a vítimas de violência em São Paulo

Governo de SP aposta em aplicativo para fortalecer combate à violência contra mulheres (Foto: Divulgação)…

15 horas ago

Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli

Família Dias Toffoli; irmãos receberam o primeiro nome de José e as filhas, Maria (Foto:…

15 horas ago

This website uses cookies.