Marília

Marília tem nota ‘C’ no índice de capacidade de pagamento

Marília obteve nota ‘C’ no índice de Capacidade de Pagamento dos Municípios (Capag), uma espécie de rating que indica a capacidade de pagamento do município, estado ou Distrito Federal. Os dados são da Secretaria do Tesouro Nacional, referentes a 2020.

O órgão ligado ao Ministério da Economia classifica a capacidade de pagamento do ente subnacional em níveis ‘A’, ‘B’ ou ‘C’, determinados por critérios técnicos que definem se é possível, a este ente, pleitear financiamento ou garantia por parte da União.

Atualmente, os principais obstáculos para os municípios obterem boas classificações têm sido previdência dos servidores e precatórios. É grande o número de cidades com regime próprio que não realizou a reforma previdenciária – caso de Marília – a fim de melhorar, ao menos, as perspectivas.

A nota final do rating leva em conta os indicadores de endividamento, poupança corrente e liquidez. No Estado de São Paulo, entre os 645 municípios, apenas 68 tem nota ‘A’. Nenhum deles está na Região Administrativa de Marília, que conta com 51 municípios.

Outras 137 cidades paulistas estão classificadas com ‘B’, enquanto a maioria, como Marília, tem classificação ‘C’ no índice de Capacidade de Pagamento. São 295 cidades nessa condição, ou seja, 45% das prefeituras.

Entre elas (grupo C), Marília é a 41º com menor dívida. Ocupa a 153ª posição em poupança corrente e 171ª em liquidez, segundo o último rating de 2020, divulgado pela Secretaria do Tesouro Nacional.

Os técnicos da pasta utilizam dados informados pelos municípios, por isso 146 cidades do Estado de São Paulo simplesmente estão fora do rating. São prefeituras que não informam a disponibilidade de caixa ou dados relevantes para compor, uma ou mais itens – endividamento, poupança ou liquidez.

Na região de Marília, por falta de dados, estão prejudicadas as classificações de Álvaro de Carvalho, Fernão, Gália, Guaimbê, Júlio Mesquita, Lupércio, Ocauçu, Oscar Bressane e Vera Cruz.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Marília reestrutura Serviço de Inspeção Municipal e reforça controle de alimentos em 2025

O SIM de Marília está reestruturado, fiscalizando toda a cadeia de produção animal. Segurança alimentar…

1 hora ago

Danilo da Saúde destaca que reforma da USF Parque dos Ipês garante cuidado mais eficiente

A 11ª obra entregue na Saúde, a USF Parque dos Ipês, foi totalmente reformada após…

1 hora ago

Governo atualiza regras do BPC e reforça exigência de revisão cadastral em 2025

Beneficiários devem manter cadastro atualizado e seguir notificações do INSS para evitar bloqueios (Foto: Divulgação)…

1 hora ago

Copa de 2026 tem grupos definidos e Brasil estreia em 13 de junho contra o Haiti

Definidos os grupos da Copa do Mundo 2026 nos EUA, México e Canadá. O torneio…

2 horas ago

Nebulização com larvicida reforça ações de combate ao aedes em Pompeia

Pompeia intensifica o combate ao Aedes aegypti (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Pompeia iniciou a…

2 horas ago

Idoso que pode ter tentado contra a própria vida morre em Marília

Um idoso de 68 anos morreu no início da noite desta sexta-feira (5), no Hospital…

2 horas ago

This website uses cookies.