+ Notícias

Marília tem média de cinco doadores de órgãos por mês em 2025

Funcionários da Santa Casa aplaudem corpo de doador levado para doação de órgãos (Foto: Divulgação)

Por duas vezes na última de agosto, funcionários da Santa Casa de Misericórdia se enfileiraram nos corredores do centro cirúrgico para receber, com salva de palmas, dois doadores de órgãos.

No dia 27, o gesto de agradecimento foi dedicado a Rhuan Peloso, de 24 anos, falecido em decorrência de um tumor cerebral. Já em 29 de agosto, a homenagem foi para Adan Jefferson Gonçalves da Silva, de 41 anos, vítima de homicídio.

Com a autorização das famílias, foram extraídos corações, pulmões, rins, córneas, ossos, tendões e fígado. Uma força-tarefa, com uso de aeronaves, foi mobilizada para transportar os órgãos e tecidos doados até os receptores.

Apesar de ter ocorrido em menos de 36 horas, a cena ainda não é frequente nos hospitais de Marília. Em média, a cidade registra cinco captações de órgãos por mês, segundo a Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Hospital das Clínicas (HC). O serviço é responsável pela identificação, avaliação e viabilização de doações em 121 municípios.

LISTA RESTRITA

Os órgãos captados em Marília foram encaminhados a pacientes internados em hospitais do interior e da capital paulista, mas também salvaram vidas na própria cidade.

No HC, são realizados transplantes de córneas. Já na Santa Casa, acontecem procedimentos de fígado e rins. A retirada de ossos é feita por profissionais do Unioss, banco de tecidos musculoesqueléticos pioneiro no Brasil.

OPO do Hospital das Clínicas é responsável por avaliar doações de órgãos de 121 municípios (Foto: Arquivo/MN)

A relação de marilienses na fila de espera por transplantes é considerada informação restrita. Procurada pelo Marília Notícia, a Secretaria de Estado da Saúde informou que a estatística é apenas estadual.

Dados de junho mostram que São Paulo liderava o ranking nacional, com 6.569 pacientes ativos entre os 31.053 em todo o país. O acesso à lista estadual de espera só é permitido às equipes médicas, por meio do Registro Geral da Central de Transplantes (RGCT).

SETEMBRO VERDE

No dia 1º, teve início a campanha Setembro Verde, voltada à conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. Em Marília, a programação foi aberta oficialmente em solenidade na Prefeitura, nesta terça-feira (9), com a presença de autoridades municipais, representantes da Saúde e da OPO.

O evento contou ainda com o depoimento da mãe Ana Paula Costa Guedes, que autorizou a doação do coração da filha Bárbara, falecida em acidente de moto em 2020, aos 25 anos.

Ao longo do mês, diversas ações serão realizadas, incluindo pedágio educativo, atividades em escolas e unidades de saúde, divulgação em supermercados, além de palestras e mobilizações no Dia Nacional da Doação de Órgãos (27 de setembro).

A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, destacou a importância da iniciativa:

“Que possamos transformar essa conscientização em ações concretas de apoio, informação e solidariedade. Convido a todos para participarem das atividades do Setembro Verde.”

COMO DOAR

Para que a doação seja efetivada, é essencial que a pessoa manifeste em vida sua vontade à família, responsável legal pela decisão após a morte encefálica.

Nem todos os falecidos podem ser doadores. Casos de tumores malignos (com exceções) e doenças infectocontagiosas, como aids, Covid-19, dengue, tuberculose e sarampo, impedem o processo. Além disso, a captação só pode ocorrer em ambiente hospitalar.

Também é possível doar em vida — como um rim, parte do fígado ou do pulmão. Já a medula óssea pode ser coletada por aspiração óssea ou amostra de sangue.

Rodrigo Viudes

Recent Posts

TRF suspende perícia na BR-153 e questiona foro de ação em Marília

Decisão do TRF deixa perícia na BR-153 em segundo plano (Foto: Rodrigo Viudes/Marília Notícia) O…

9 horas ago

Trecho recém-reformado da BR-153 tem nova intervenção em Marília

Caminhão e trator trabalhando no trecho que recentemente foi reformado na BR-153 em Marília (Foto:…

10 horas ago

Roubo violento à residência, com agressão a idosos, é investigado pela polícia

A Polícia Civil de Marília apura um roubo violento ocorrido na madrugada desta quinta-feira (7),…

10 horas ago

Marília avança na causa animal com a inauguração da primeira UBS Veterinária da cidade

Unidade foi planejada para atender demanda antiga da população mariliense (Foto: Divulgação) Marília deu um…

11 horas ago

Obra em rede de esgoto interdita trecho da avenida Tiradentes em Marília

A avenida Tiradentes, em Marília está interditada parcialmente nesta sexta-feira (8) para obras de manutenção…

11 horas ago

This website uses cookies.