O número de infecções por meningite continua crescendo, e Marília já soma 22 pacientes entre o final de julho e início de agosto, com quatro mortes. No mesmo período do ano passado, tinham sido registrados apenas cinco casos, ou seja, um crescimento de 340%. Em todo o ano de 2021, foram 18 e nenhuma morte.
Os casos de 2022 foram registrados nos bairros Jardim Califórnia, Alto Cafezal, Montolar, Alcides Matiuzzi, Maracá 1, Vila Romana, Betel, Nova Marília, Fragata, Palmital, Santa Antonieta, JK e Mariana.
O constante crescimento já vem chamando a atenção das autoridades sanitárias há algum tempo. Ainda em julho, a Secretaria de Estado da Saúde disponibilizou a vacina meningocócica C para os profissionais da área da saúde – normalmente, essa vacina é aplicada em bebês aos três e cinco meses, com reforço aos doze meses.
A Secretaria Municipal da Saúde também emitiu um alerta para toda a rede, sobre o aumento de casos. E campanhas de multivacinação – para atualização das cadernetas de vacinação – têm ocorrido constantemente. A vacinação ainda é o melhor meio de prevenção da doença.
Há duas vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) que protegem contra a meningite: a meningocócica C (aplicada em bebês e que está sendo disponibilizada aos profissionais de saúde) e a ACWY, que protege contra quatro sorotipos de meningite bacteriana: A, C, W e Y. Esse imunizante é aplicado em dose única em adolescentes aos 11 anos de idade.
Cidadãos de outras faixas etárias podem se vacinar, mas pela rede particular. A imunização é a melhor forma de prevenção.
SINTOMAS
É preciso estar atento aos sintomas, já que a meningite é uma doença considerada grave, que pode evoluir para óbito. Os principais são: dor de cabeça, dor na nuca, rigidez no pescoço, febre alta, vômito, confusão mental, paralisia e surdez.
Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…
Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.