Marília

Marília tem aumento de motoristas profissionais na pandemia

Ao longo da pandemia da Covid-19, e suas consequências econômicas, Marília tem registrado um aumento expressivo no total de Carteiras Nacionais de Habilitações (CNHs) com a anotação “Exerce Atividade Remunerada”, a EAR, utilizada por motoristas profissionais.

Em dois anos, entre os meses de junho de 2019 e 2021, a quantidade destes documentos aumentou em 15,83% em Marília. As CNHs sem essa especificação, no entanto, tiveram crescimento de apenas 2% no mesmo período.

Em junho de 2019, Marília contava com 125.964 carteiras sem a anotação e 13.007 com a especificação EAR. Passados dois anos, estes números passaram respectivamente para 128.827 e 15.067.

Em dois anos, houve um aumento total de 2.060 motoristas profissionais na cidade, quase três CNHs com EAR a mais por dia. E tudo indica que este ritmo tem aumentado.

Os dados foram levantados pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) após solicitação da reportagem do Marília Notícia.

A inscrição de EAR na CNH é exigida para aqueles que desejam ser motoristas de aplicativo, por exemplo, seja de carga ou passageiros.

O mesmo também é requisito para motoristas de ambulância, transporte público, escolar, entre outras atividades.

“Para dirigir com a Uber, é necessário que você adicione a observação ‘Exerce Atividade Remunerada’ em sua CNH definitiva”, deixa claro, em sua página oficial, uma das principais empresas do ramo de transporte por aplicativo.

“Entre em contato com o Detran para verificar como adicionar a observação”, afirma. “Será necessário fazer exames e pagar taxas referente a esta mudança”.

De acordo com o Detran, é possível solicitar o EAR através de cadastro no Poupatempo. É exigida uma avaliação psicológica, feita por profissionais indicados pelo Departamento, ao custo de R$ 112. A emissão da nova CNH custa mais R$ 107.

Se o motorista mudou para endereço de município de outra Ciretran, deve transferir a CNH. Se o motorista habilitado apenas na categoria A deseja incluir a observação “Exerce Atividade Remunerada”, deve ter 21 anos completos, estar habilitado, no mínimo, há dois anos na categoria A, além de ter obtido aprovação em curso especializado de moto-frete e/ou moto-táxi – quando for exercer tais atividades.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

9 minutos ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

9 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

9 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

9 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

9 horas ago

Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029

Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…

10 horas ago

This website uses cookies.