Polícia

Marília tem 14 detentos foragidos e índice de evasão é de 2,89%

Vista aérea da Penitenciária de Marília (Foto: Divulgação)

A última saída temporária do sistema prisional em Marília terminou com 14 detentos evadidos, segundo dados divulgados pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). O benefício, regulamentado pela Lei de Execução Penal e autorizado pelo Poder Judiciário, permitiu que 484 reeducandos do regime semiaberto deixassem as unidades prisionais da cidade no período entre 23 de dezembro de 2025 e 5 de janeiro de 2026.

De acordo com a SAP, 14 presos não retornaram dentro do prazo determinado, o que representa 2,89% do total de liberados. A evasão inclui reeducandos da Penitenciária de Marília e do Centro de Ressocialização (CR) do município, que também participam do benefício anual.

A secretaria ressaltou que apenas executa e fiscaliza o cumprimento das regras estabelecidas, enquanto a concessão das saídas temporárias é de responsabilidade do Poder Judiciário.

A pasta destacou ainda que, quando um detento não retorna no prazo, ele passa imediatamente à condição de foragido e perde automaticamente o direito ao regime semiaberto. Caso seja localizado e recapturado, o preso retorna ao regime fechado, com a perda dos benefícios anteriormente conquistados.

A Polícia Militar e a Polícia Civil seguem com diligências para localizar os evadidos, enquanto o sistema prisional registra a situação individual de cada reeducando que não retornou.

As saídas temporárias têm como objetivo possibilitar a reintegração social gradual do preso, permitindo visitas à família e a realização de atividades externas sem vigilância direta.

Alcyr Netto

Recent Posts

Briga entre casal acaba com cachorro morto e investigação por maus-tratos

Uma discussão entre um casal terminou com a morte de um cão e registro de…

20 horas ago

Goleiro maqueno brilha de novo e Tigrão conquista acesso à A2 nos pênaltis

Disputa de bola em jogada ofensiva do MAC; Tigrão lutou e conseguiu virada, mas cedeu…

22 horas ago

‘Tecnologia modificou completamente os nossos resultados’, diz novo comandante do 9º BPMI

Tenente-coronel André Luiz Collado assumiu como novo comandante do 9º BPMI em Marília (Foto: Alcyr…

22 horas ago

Região de Marília gera R$ 8,9 bilhões e ajuda a alavancar agro paulista a patamar histórico

A Região Administrativa (RA) de Marília - formada por 51 municípios - consolidou seu protagonismo…

22 horas ago

Câmara impõe restrições à propaganda eleitoral e ‘uso da máquina’ por vereadores

Ato da presidência proíbe uso das dependências da Câmara por vereadores para propaganda eleitoral (Foto:…

23 horas ago

Presidente da Câmara destaca avanço na saúde com serviço para pacientes com TEA

Danilo da Saúde: "mais uma vez, Marília sai na frente" (Foto: Wilson Ruiz/Assessoria de Imprensa)…

23 horas ago

This website uses cookies.