????????????????????????????????????
Evento na zona oeste de Marília (Foto: Wilson Ruiz)
O Secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, e o prefeito Vinicius Camarinha comandaram a solenidade de abertura da V Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional na tarde desta quinta-feira (24) na Unimar (Universidade de Marília). O evento termina hoje (25) definindo as propostas e os delegados do Estado de São Paulo para a Conferência Nacional, no mês de novembro, em Brasília.
O objetivo é debater a construção de políticas públicas que garantam o direito humano no acesso à alimentação adequada e saudável. O tema é “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”.
Arnaldo Jardim, antes de mais nada, agradeceu Marília e os marilienses pela ótima acolhida. Ressaltou a importância da iniciativa no desenvolvimento social e nutricional, principalmente de crianças em idade escolar.
Também compuseram a mesa principal na solenidade de abertura Renato Simões (Secretário Nacional de participação comunitária da Presidência da República); Reinaldo Prates, representando o Ministério da Reforma Agrária; Érico Pozzer, presidente estadual do Conselho de Segurança Alimentar; Luciane Ferreira, representando o Consea de Marília; Írio Conti (representando o Consea nacional); Michel Beraldo, coordenador de Desenvolvimento dos Agronegócios do governo do Estado; Fernanda Mesquita Serva, pró-reitora de Ação Comunitária da Unimar e Sérgio Lopes Sobrinho, vice-prefeito.
Nesta sexta-feira, os trabalhos serão realizados entre 9h e 17h, também na Unimar. Os debates ocorrerão em torno de três eixos pré-determinados, com objetivo de identificar os avanços e os obstáculos.
No eixo I – Comida de verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar. No eixo II – Dinâmicas em curso, escolhas estratégicas e alcances da política pública. E, no eixo III – Fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
Na pauta estarão também a segurança alimentar visando à inclusão social, a prevenção de doenças relacionadas à fome e inadequação alimentar como diabetes, obesidade e hipertenção. Além da elaboração de estratégias que garantam o acesso a alimentos com qualidade visando a excelente saúde das pessoas.
Foi eleito presidente da Conferência, o advogado Nivaldo Dóro, de Campinas. Ele confirmou que a eleição dos delegados paulistas para a Conferência Nacional está marcada para 14h. Depois, será aprovado o documento final, com as propostas do Estado e em seguida, será feito o encerramento do evento.
Empresa é responsável por coletar e dar destinação adequada ao lixo hospitalar (Foto: Arquivo/MN) A…
Uma mulher de 28 anos, moradora no Jardim Cavallari, zona oeste de Marília, procurou a…
Um idoso de 79 anos teve a carteira furtada de dentro do carro, na tarde…
A Prefeitura de Marília publicou no Diário Oficial do Município o decreto que define os…
Texto foi assinado pelo prefeito Vinicius Camarinha em visita à entidade (Foto: Divulgação) A Prefeitura…
Evento reuniu pesquisadores de diferentes regiões do país (Foto: Divulgação) A Universidade de Marília (Unimar)…
This website uses cookies.