Categories: Marília

Marília sedia Conferência Estadual de Segurança Alimentar

Evento na zona oeste de Marília (Foto: Wilson Ruiz)

O Secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim,  e o prefeito Vinicius Camarinha comandaram a solenidade de abertura da V Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional na tarde desta quinta-feira (24) na Unimar (Universidade de Marília). O evento termina hoje (25) definindo as propostas e os delegados do Estado de São Paulo para a Conferência Nacional, no mês de novembro, em Brasília.

O objetivo é debater a construção de políticas públicas que garantam o direito humano no acesso à alimentação adequada e saudável. O tema é Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”.

Arnaldo Jardim, antes de mais nada, agradeceu Marília e os marilienses pela ótima acolhida. Ressaltou a importância da iniciativa no desenvolvimento social e nutricional, principalmente de crianças em idade escolar.

Também compuseram a mesa principal na solenidade de abertura Renato Simões (Secretário Nacional de participação comunitária da Presidência da República); Reinaldo Prates, representando o Ministério da Reforma Agrária; Érico Pozzer, presidente estadual do Conselho de Segurança Alimentar; Luciane Ferreira, representando o Consea de Marília; Írio Conti (representando o Consea nacional); Michel Beraldo, coordenador de Desenvolvimento dos Agronegócios do governo do Estado; Fernanda Mesquita Serva, pró-reitora de Ação Comunitária da Unimar e Sérgio Lopes Sobrinho, vice-prefeito.

Definição da proposta paulista para o evento nacional

Nesta sexta-feira, os trabalhos serão realizados entre 9h e 17h, também na Unimar. Os debates ocorrerão em torno de três eixos pré-determinados, com objetivo de identificar os avanços e os obstáculos.

No eixo I – Comida de verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar. No eixo II – Dinâmicas em curso, escolhas estratégicas e alcances da política pública. E, no eixo III – Fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Na pauta estarão também a segurança alimentar visando à inclusão social, a prevenção de doenças relacionadas à fome e inadequação alimentar como diabetes, obesidade e hipertenção. Além da elaboração de estratégias que garantam o acesso a alimentos com qualidade visando a excelente saúde das pessoas.

Foi eleito presidente da Conferência, o advogado Nivaldo Dóro, de Campinas. Ele confirmou que a eleição dos delegados paulistas para a Conferência Nacional está marcada para 14h. Depois, será aprovado o documento final, com as propostas do Estado e em seguida, será feito o encerramento do evento.

Marília Notícia

Recent Posts

Valor de contrato com empresa que coleta resíduos cresce R$ 1,1 milhão

Empresa é responsável por coletar e dar destinação adequada ao lixo hospitalar (Foto: Arquivo/MN) A…

17 minutos ago

Bandido clona WhatsApp e usa vídeo de vítima para aplicar novos golpes em Marília

Uma mulher de 28 anos, moradora no Jardim Cavallari, zona oeste de Marília, procurou a…

34 minutos ago

Idoso tem carteira furtada dentro de carro estacionado na zona sul de Marília

Um idoso de 79 anos teve a carteira furtada de dentro do carro, na tarde…

36 minutos ago

Prefeitura divulga mapa dos bairros com isenção de imposto para ‘puxadinhos’

A Prefeitura de Marília publicou no Diário Oficial do Município o decreto que define os…

37 minutos ago

Prefeitura anuncia projeto de lei para reestruturação da Fumes

Texto foi assinado pelo prefeito Vinicius Camarinha em visita à entidade (Foto: Divulgação) A Prefeitura…

47 minutos ago

Produção científica leva Unimar ao topo de participação no principal congresso jurídico

Evento reuniu pesquisadores de diferentes regiões do país (Foto: Divulgação) A Universidade de Marília (Unimar)…

5 horas ago

This website uses cookies.