Categories: Marília

Marília sedia Conferência Estadual de Segurança Alimentar

Evento na zona oeste de Marília (Foto: Wilson Ruiz)

O Secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim,  e o prefeito Vinicius Camarinha comandaram a solenidade de abertura da V Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional na tarde desta quinta-feira (24) na Unimar (Universidade de Marília). O evento termina hoje (25) definindo as propostas e os delegados do Estado de São Paulo para a Conferência Nacional, no mês de novembro, em Brasília.

O objetivo é debater a construção de políticas públicas que garantam o direito humano no acesso à alimentação adequada e saudável. O tema é Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”.

Arnaldo Jardim, antes de mais nada, agradeceu Marília e os marilienses pela ótima acolhida. Ressaltou a importância da iniciativa no desenvolvimento social e nutricional, principalmente de crianças em idade escolar.

Também compuseram a mesa principal na solenidade de abertura Renato Simões (Secretário Nacional de participação comunitária da Presidência da República); Reinaldo Prates, representando o Ministério da Reforma Agrária; Érico Pozzer, presidente estadual do Conselho de Segurança Alimentar; Luciane Ferreira, representando o Consea de Marília; Írio Conti (representando o Consea nacional); Michel Beraldo, coordenador de Desenvolvimento dos Agronegócios do governo do Estado; Fernanda Mesquita Serva, pró-reitora de Ação Comunitária da Unimar e Sérgio Lopes Sobrinho, vice-prefeito.

Definição da proposta paulista para o evento nacional

Nesta sexta-feira, os trabalhos serão realizados entre 9h e 17h, também na Unimar. Os debates ocorrerão em torno de três eixos pré-determinados, com objetivo de identificar os avanços e os obstáculos.

No eixo I – Comida de verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar. No eixo II – Dinâmicas em curso, escolhas estratégicas e alcances da política pública. E, no eixo III – Fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Na pauta estarão também a segurança alimentar visando à inclusão social, a prevenção de doenças relacionadas à fome e inadequação alimentar como diabetes, obesidade e hipertenção. Além da elaboração de estratégias que garantam o acesso a alimentos com qualidade visando a excelente saúde das pessoas.

Foi eleito presidente da Conferência, o advogado Nivaldo Dóro, de Campinas. Ele confirmou que a eleição dos delegados paulistas para a Conferência Nacional está marcada para 14h. Depois, será aprovado o documento final, com as propostas do Estado e em seguida, será feito o encerramento do evento.

Marília Notícia

Recent Posts

Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico

Dois homens foram presos em flagrante na noite desta sexta-feira (23) durante uma ocorrência de…

5 horas ago

MAC estreia com empate diante do São Bernardo na Série A3

Lance do empate entre São Bernardo e Marília (Foto: Lucas Daquino/MAC) O Marília Atlético Clube…

5 horas ago

“Trump quer criar nova ONU”, declara presiente Lula sobre Conselho de Paz

“Está prevalecendo a lei do mais forte, a carta da ONU está sendo rasgada e,…

11 horas ago

Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

A agência, a empresa JJ-Comercial de Alimentos, que aparece no rótulo do produto como sua…

11 horas ago

Aplicativo SP Mulher Segura amplia proteção a vítimas de violência em São Paulo

Governo de SP aposta em aplicativo para fortalecer combate à violência contra mulheres (Foto: Divulgação)…

11 horas ago

Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli

Família Dias Toffoli; irmãos receberam o primeiro nome de José e as filhas, Maria (Foto:…

11 horas ago

This website uses cookies.