Marília

Casos positivos de sarampo em Marília chegam a 29 em 2019

Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), obtidos pelo Marília Notícia junto à Secretaria Municipal da Saúde de Marília, indicam que a cidade registrou, no ano passado, 29 casos de sarampo. E o número ainda pode subir já que quatro notificações suspeitas estão sob análise.

Em 2020, conforme a pasta, não foi registrado nenhum paciente com sintomas. A série histórica disponível – desde 1995 – indicava que Marília não registrou nenhum caso da doença até o surto do ano passado, que atingiu várias cidades do Estado de São Paulo.

No total, a Saúde de Marília recebeu as fichas de notificação de 119 suspeitas. Desses, 86 casos foram descartados.

Vacinação

A imunização contra o sarampo envolve a aplicação de duas vacinas, a tríplice viral – que também previne contra caxumba e rubéola – e a tetraviral.

Segundo a Associação Brasileira de Imunização (SBIM), no caso da tríplice viral, para ser considerado protegido, todo indivíduo dever ter tomado duas doses na vida, com intervalo mínimo de um mês.

Na rotina do Programa Nacional de Imunizações (PNI) para a vacinação infantil, a primeira dose da tríplice viral é dada aos 12 meses de idade e a segunda é dada aos 15 meses seja separada ou junto do composto da tetraviral.

No ano passado mais de 100% do público-alvo tradicional estimado recebeu a primeira dose da tríplice viral. Já a segunda chegou a 85,01% e a tetraviral a 41,93%. Os dados são uma prévia atualizada este mês, mas ainda podem passar por revisão.

Devido a doença ter acometido principalmente adultos jovens – entre 19 e 29 anos – em 2019 a Secretaria de Estado da Saúde adotou diferentes estratégias.

Além de reforçar a vacinação das crianças na idade indicada também realizou campanhas voltadas aos adultos.

Vacina disponível

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, desenvolvida pelo Ministério da Saúde, já começou em todo o país. Foi aberta dia 10 de fevereiro e vai até 13 de março, tendo como público-alvo crianças a partir de 5 anos até jovens de 19 anos.

O Dia D – com abertura das unidades de saúde ao sábado – será em 15 de fevereiro. Todos os postos de Marília funcionarão das 8h às 17h.

É importante levar a caderneta. Caso a pessoa na faixa etária de 5 a 19 anos já tenha recebido as duas doses da imunização contra o sarampo, não será vacinada novamente.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Marília deve ter fim de semana de calor antes de mudança no tempo

Altas temperaturas devem ser registradas nos próximos dias em Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) A…

4 minutos ago

Unimar realiza 15ª edição da Sipat e reforça ações de prevenção no trabalho

Iniciativa integra o calendário institucional e reúne colaboradores em uma programação voltada à conscientização (Foto:…

1 hora ago

Quintana apresenta novos equipamentos e autoriza obras no Centro de Fisioterapia

Ações, segundo a Prefeitura, integram um conjunto de investimentos (Foto: Divulgação) O governo de Quintana…

1 hora ago

Justiça pronuncia a júri acusada de atear fogo e matar companheiro em briga por crack

Uma sentença de pronúncia da 2ª Vara Criminal de Lins determinou que a mulher de…

1 hora ago

Acusado de homicídio após discussão em Ocauçu vai a júri popular, decide a Justiça

Hiago Santos foi morto com um tiro em Ocauçu (Foto: Divulgação) A Justiça de Marília…

1 hora ago

Juíza adia júri de acusado da ‘Guerra do Tráfico’ e remarca julgamento para setembro

A Justiça de Presidente Prudente - onde ocorrem os julgamentos do caso - decidiu adiar…

1 hora ago

This website uses cookies.