Marília

Marília registra novas reclamações por falta de água

Durante o final de semana o Marília Notícia recebeu novas queixas de leitores sobre episódios de falta de água. O problema, que é histórico, se torna mais crítico nos períodos de estiagem. Outro agravante é o aumento do número de pessoas dentro de casa na pandemia.

A Prefeitura de Marília até anunciou no final de semana que poderia haver desabastecimento, em decorrência de uma interligação na rede de um novo poço no vale do Ribeirão dos Índios, Zona Norte de Marília.

No entanto, moradores daquela região afirmam que o problema ocorre praticamente em todos os finais de semana. Em alguns pontos da cidade a falta de água chega a acontecer diariamente por algumas horas – veja relato abaixo.

“Não podemos lavar roupas, louças, nem fazer necessidade. Trabalhamos o dia todo, temos somente o fim de semana para fazer as devidas tarefas de casa”, disse um leitor que não quis se identificar.

De acordo com ele, a situação acontece em apenas partes do bairro Figueirinha 2, onde vive. Em ruas próximas o abastecimento seria normal.

No conjunto residencial Alcir Ranieri a moradora da rua Maria de Lourdes Galvão Cunha, Alessandra Silva, afirma que o bairro cresceu muito nos últimos anos e faltou a infraestrutura necessária.

No mesmo bairro outra moradora, identificada como Benedita Aparecida de Oliveira Alves, afirmou que todo dia falta água.

Daem

Segundo o Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem), com a interligação do final de semana, são mais 40 mil litros de água por hora sendo enviados para a zona Norte. Nesta semana uma nova intervenção deve disponibilizar mais 30 mil litros.

“A Prefeitura de Marília solicita que os moradores se conscientizem e durante essa pandemia, principalmente aos fins de semana, utilizem a água conscientemente, evitando desperdícios, como encher piscinas, lavar calçadas e carros”, diz nota oficial.

“A grave crise hídrica por conta da quarentena nos últimos meses (mais pessoas dentro de casa aumentando o consumo) e a falta de chuvas em todo o Estado nunca vistos nesse período, mantém o Daem em alerta para a tomada de decisões punitivas mais enérgicas, como multa pesadas contra desperdícios e até racionamento em casos extremos”, fecha o comunicado.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

“Trump quer criar nova ONU”, declara presiente Lula sobre Conselho de Paz

“Está prevalecendo a lei do mais forte, a carta da ONU está sendo rasgada e,…

2 horas ago

Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

A agência, a empresa JJ-Comercial de Alimentos, que aparece no rótulo do produto como sua…

2 horas ago

Aplicativo SP Mulher Segura amplia proteção a vítimas de violência em São Paulo

Governo de SP aposta em aplicativo para fortalecer combate à violência contra mulheres (Foto: Divulgação)…

2 horas ago

Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli

Família Dias Toffoli; irmãos receberam o primeiro nome de José e as filhas, Maria (Foto:…

2 horas ago

Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico

Dois homens foram presos em flagrante na noite desta sexta-feira (23) durante uma ocorrência de…

2 horas ago

Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília

Sino furtado foi recuperado após intervenção da comunidade (Foto: Divulgação) Dois homens foram presos em…

2 horas ago

This website uses cookies.