Marília

Marília recebe delegação da Nova Zelândia

Iniciativa é da Unimar, que promove “Semana da Oceania” e avança na internacionalização. (Foto: Júlio César de Carlis)

Polo econômico, cultural e de educação na região, Marília reforçou nesta sexta-feira (24) sua capacidade de interlocução com o mundo através de instituições, empresas e líderes de destaque. A cidade recebeu a vice-embaixadora da Nova Zelândia no Brasil, Jannine McCabe, o vice-cônsul Geral em São Paulo, Christopher Metcalfe, e a gerente educacional do consultado, Ana Azevedo.

A comitiva foi recebida na Prefeitura de Marília por autoridades municipais, dirigentes da área acadêmica, profissionais da área de Relações Internacionais, entre outras lideranças. A visita faz parte da “Semana da Oceania”, um evento da Unimar (Universidade de Marília).

(Foto: Júlio César de Carlis)

A agenda e trabalho da embaixada neozelandesa no Brasil estão focados em setores como educação, agricultura, negócios e turismo. O país se destaca como apoiador de projetos de desenvolvimento regional e comunitário de pequeno porte, além de projetos de diplomacia pública e parcerias estratégicas com o Governo Federal e os Estados.

Em Marília, além da recepção oficial no auditório da Prefeitura – houve uma dança dos alunos da Apae -, seguida de uma apresentação da Nova Zelândia por Jannine McCabe, o grupo participou de visita a escolas municipais, à Unimar e reunião na Acim (Associação Comercial e Industrial de Marília).

 

(Foto: Júlio César de Carlis)

“Nosso país é multilateralista e compartilhamos nossas visões com o Brasil em muitas questões. Acreditamos na economia inclusiva, na inovação, nas soluções que reduzem não somente custos financeiros, mas ambientais. Estamos encantados com o momento que vivemos nessa relação bilateral Nova Zelândia-Brasil e nos alegra conhecer uma cidade tão acolhedora e dinâmica como Marília”, disse a vice-embaixadora.

O secretário Helter Rogério Bochi representou o prefeito Daniel Alonso, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Selma Regina Alonso. A recepção da comitiva contou ainda com as participações dos vereadores Marcos Rezende, presidente do Legislativo, e Maurício Roberto, que tem atuado em iniciativas de internacionalização no município.

(Foto: Júlio César de Carlis)

SEMANA DA OCEANIA

Não por acaso a Unimar promoveu a “Semana da Oceania”, conquistando a visita da delegação. Entre os países da América Latina, o Brasil é o maior parceiro na área de educação. A cada ano mais de 3.300 brasileiros partem em direção à Nova Zelândia.

A Unimar participou da recepção na Prefeitura com a presença de Fernanda Mesquita Serva, Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, e Walkiria Martinez Heinrich Ferrer. A acolhida à delegação teve também participação da Unesp e Fajopa.

(Foto: Júlio César de Carlis)

RELAÇÕES BILATERAIS

Brasil e Nova Zelândia são países membros da Coalizão da Nova Agenda (CNA), um grupo de seis países focados no desarmamento nuclear. Ambos são grandes produtores de alimentos, com a diferença de que o arquipélago convive com a falta de espaço, o que estimulou ainda mais o uso de tecnologias de ponta, para elevar produtividade e qualidade.

Reconhecendo a importância e os crescentes fluxos comerciais, de turismo e de educação, a Nova Zelândia abriu escritórios da Trade and Enterprise/NZTE (1996), Educação/ENZ (2008) e Turismo /TNZ (2013) em São Paulo e um Consulado Honorário no Rio de Janeiro (2014).

(Foto: Júlio César de Carlis)

Cerca de 17 mil brasileiros visitam a Nova Zelândia a cada ano, o que faz do Brasil um dos principais emissores de turistas ao arquipélago. O Visto para Trabalho e Férias (New Zealand-Brazil Working Holiday Scheme) permite a jovens brasileiros trabalharem naquele país por até 12 meses.

SOBRE A NOVA ZELÂNDIA

Monarquia parlamentarista, o país é o segundo maior da Oceania, formado por um arquipélago com mais de trinta ilhas. Aproximadamente 70% da população é de ascendência anglo-saxã, cerca de 15% de maori e cerca de 16% de asiáticos e polinésios não maori.

O país ocupa a nona posição mundial no que tange ao índice de desenvolvimento humano (IDH) e detém a 24ª posição entre as mais altas rendas per capita no mundo.

(Foto: Júlio César de Carlis)

A Nova Zelândia tem forte tradição democrática. A Rainha Elizabeth II é chefe de Estado representada pelo Governador-Geral. Em 1993, o sistema eleitoral bipartidário foi substituído pelo proporcional misto.

Apesar disso, os Partidos Trabalhista e Nacional continuam a se revezar no poder e, desde a década de 1980, vêm adotando políticas de liberalização econômica, eliminação de subsídios ao setor agrícola, redução das tarifas de importação, privatização de estatais e diminuição dos fatores de proteção social do Estado do bem-estar social.

Amanda Brandão

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

38 minutos ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

10 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

10 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

10 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

10 horas ago

Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029

Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…

11 horas ago

This website uses cookies.