Marília e região

Marília prevê mutirões mensais para facilitar renegociação de dívidas com o município

Iniciativa oferece conciliação antes da cobrança judicial em Marília (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Marília ampliou a parceria com o Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e com o Procon e passará a realizar, a partir deste mês, mutirões mensais exclusivos para negociação de débitos municipais.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal da Administração e tem como objetivo facilitar acordos, reduzir o número de ações judiciais e ampliar as alternativas de conciliação aos contribuintes.

Segundo a Prefeitura, os mutirões buscam oferecer ao cidadão a possibilidade de regularizar pendências financeiras de forma rápida e consensual, antes que as dívidas sejam encaminhadas para cobrança judicial. De acordo com a legislação tributária, esse encaminhamento pode resultar em medidas como penhora de bens, bloqueio de contas bancárias ou leilão de imóveis.

A gestora do Cejusc de Marília, Juliana Raquel Nunes, afirmou que a prioridade da iniciativa é estimular soluções negociadas. “Aderindo aos mutirões, os contribuintes têm um importante espaço de escuta, além de evitarem maiores desgastes e custos decorrentes de uma ação judicial”, destacou.

A diretora do Procon Marília, Valquíria Alves, avaliou a integração entre os órgãos como um avanço no atendimento ao cidadão. “Essa integração entre Prefeitura, Procon e Cejusc representa um grande avanço na forma de atender o cidadão. Agora, além da orientação adequada, oferecemos um caminho mais rápido e eficiente para que o contribuinte solucione pendências e evite consequências mais graves no futuro. É um ganho de agilidade, segurança jurídica e acolhimento para quem precisa regularizar sua situação”, afirmou.

Conforme divulgado pela administração municipal, os mutirões permitirão a renegociação de tributos como IPTU, ISS, taxas e outros débitos municipais. Os contribuintes também receberão orientações sobre formas de pagamento, parcelamentos e demais possibilidades de regularização previstas em lei.

Com a realização mensal dos atendimentos, a Prefeitura de Marília espera ampliar o acesso à conciliação, diminuir a judicialização das cobranças e facilitar a regularização fiscal dos contribuintes. As datas e os horários dos próximos mutirões serão divulgados nos canais oficiais da Prefeitura e do Cejusc.

Ramon Barbosa Franco

Recent Posts

Hugo Motta defende servidora alvo da PF em investigação sobre emendas

Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Foto: Agência Brasil) O presidente da Câmara dos…

5 minutos ago

Desigualdade social limita acesso à educação infantil no Brasil, aponta estudo

Cerca de 70% das crianças de baixa renda inscritas no CadÚnico estão fora da creche…

8 minutos ago

Acesso às favelas de Marília tem 10% das vias restritas a pedestres e motos

Acesso é restrito em algumas comunidades da cidade (Foto: Marília Notícia) O Instituto Brasileiro de…

15 minutos ago

‘Estamos lutando errado contra o feminicídio’, afirma Dani Alonso na tribuna da Alesp

Dani Alonso alerta para avanço do feminicídio e critica modelo de enfrentamento (Foto: Divulgação) A…

57 minutos ago

Lei autoriza Marília a contratar até R$ 93 milhões para obras

Interligação viária entre bosque e zona leste está prevista, segundo a Prefeitura (Foto: Divulgação) A…

2 horas ago

Homem em situação de rua, que recebia ajuda, trai a confiança, assalta e agride benfeitor

A Polícia Militar de Marília procura um homem em situação de rua suspeito de invadir…

2 horas ago

This website uses cookies.