Marília

Marília piora em índice nacional de educação

(Foto: Reprodução)

Marília apresentou queda no IOEB (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira) entre 2015 e 2017. Os dados do ano passado foram disponibilizados recentemente e a cidade ficou na posição 214º do ranking municipal de todo o país.

O IOEB engloba todas as redes educacionais do município e contempla todas as crianças e adolescentes em idade escolar, incluindo também quem está fora da escola e não deveria estar. O índice combina informações de resultados, insumos e processos educacionais.

O IOEB pode variar de 0 a 10 e mostra a qualidade das oportunidades educacionais no município. Marília recebeu a nota 5,2 em 2017 ante 5,4 conquistados dois anos antes.

A cidade teve um desempenho melhor do que a média brasileira, de nota 4,7, mas fixou abaixo do nível paulista, com nota 5,3.

Marília recebeu a mesma nota que, por exemplo, que a capital do Estado de São Paulo e outras cidades paulistas como Pompeia, Caraguatatuba, Potirendaba, Jundiaí.

De outros estados, o município se equiparou a Catalão (GO), Santa Rita do Sapucaí (MG), Arabutã (SC), entre outras cidades.

Detalhes sobre Marília

Entre os fatores que fazem parte do estudo, chama a atenção em Marília na comparação entre 2015 e 2017 a queda na taxa líquida de matrícula no ensino médio, de nota 8 para 5,7. Nesse quesito o Estado de São Paulo teve nota 7 e o Brasil 6,1.

Nos anos iniciais a nota do IOEB é maior em Marília: 6,4 em 2017 o que significa aumento de 0,4 em relação a 2015. Nos anos finais, a nota do índice na cidade é de 4,8 e houve aumento de 0,2.

Houve melhora em indicadores como na média de hora aula diária das escolas públicas e privadas das turmas de ensino fundamental e/ou ensino médio (nota 3 em 2017), proporção de diretores com pelo menos 3 anos de experiência na escola  (nota 5,9) e na taxa de atendimento na educação infantil – 0 a 6 anos (nota 7,2).

Ficaram estagnados entre os dois anos os índices de proporção de docentes com pelo menos o ensino superior completo (nota 9,5) e proporção de docentes com pelo menos o ensino superior completo (nota 2,9).

Sobre o índice

O Centro de Liderança Pública – CLP é a organização responsável pelo IOEB. O CLP desenvolve líderes públicos empenhados em promover mudanças transformadoras por meio da eficácia da gestão e da melhoria da qualidade das políticas públicas.

O CLP é uma organização sem fins lucrativos e apartidária que atua em três frentes de trabalho: Mobilização, Educação e Gestão da Transformação.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

‘Natal Iluminado’ está de volta em Marília após requerimento da vereadora Fabiana

Fabiana Camarinha, Vinicius, Gabriel e Abelardo (Foto: Divulgação) A vereadora Fabiana Camarinha (Podemos) apresentou na…

5 horas ago

PM flagra homem com seis crucifixos retirados do Cemitério da Saudade

Um homem de 42 anos foi detido na tarde de sábado (7) após ser flagrado…

5 horas ago

Entram em vigor nesta semana novas regras para obtenção da CNH

Mudanças foram aprovadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Foto: Divulgação) As novas regras para obtenção…

6 horas ago

Quase 40 mil brasileiros recebem diagnóstico de HIV e não iniciam tratamento

campanha destaca a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do acompanhamento contínuo(Foto: Divulgação/Freepik) O Dezembro…

6 horas ago

Investimento de quase R$ 500 mil garante recape de ruas do Parque Universitário em Tupã

Recape em ruas de Tupã foram possíveis após emenda do deputado federal Maurício Neves (Foto:…

7 horas ago

Fundo Social de Marília amplia ações e reforça apoio a famílias vulneráveis em 2025

Campanha de 2025 arrecadou 29.153 itens, mobilizando empresas e a comunidade (Foto: Divulgação) O Fundo…

7 horas ago

This website uses cookies.