Marília

Marília perde agências bancárias e usuários reclamam

Procon vê como problema redução de agências e também indisponibilidade de serviços e funcionários (Foto: Divulgação)

Os serviços bancários em Marília têm sido alvo de reclamações de usuários, que percebem a redução dos investimentos das empresas em estrutura física e salas de autoatendimento. A percepção pode ser confirmada em números. Em um ano, o total de agências na cidade caiu de 37 para 35.

Segundo dados do Banco Central, em agosto de 2008 – há 12 anos – Marília tinha 29 agências bancárias. A maioria dos estabelecimentos estavam localizados nas regiões Central e Leste.

Nos anos seguintes, a rede teve expansão. Em 2013 a cidade chegou a 37 agências instaladas, além dos postos bancários e correspondentes. Na mesma época, os primeiros bancos chegaram à zona Norte da cidade e as opções na região Sul aumentaram.

Entre 2014 e 2018, ainda conforme relatório do Banco Central, houve oscilações, mas no ano passado Marília voltou a ter 37 agências instaladas.

Inacessível

Não é apenas o número de agências na cidade que faz a diferença, mas o acesso. Um internauta usou suas redes sociais para protestar.

Internauta critica bancos (Foto: Reprodução/Facebook)

O coordenador do Procon em Marília, Guilherme Moraes, vê um “estímulo do banco em tirar o usuário de dentro de suas agências”. A tendência, segundo ele, já é observada antes mesmo da pandemia.

Atualmente o órgão de defesa do consumidor tem recebido mais reclamações relacionadas à Caixa Econômica Federal, onde é pago o auxílio emergencial, e o Banco Mercantil, que paga benefícios do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

“Muitos serviços são disponibilizados por aplicativos, mas existe uma parcela grande da população que não têm acesso a estes recursos ou ainda, quando tem um problema e não consegue usar o digital, vai precisar de um atendimento presencial eficiente”, afirma.

As queixas, segundo o coordenador, são principalmente de filas intermináveis, falta de atendimento presencial e burocracia para solução de problemas em contas e benefícios. “Vemos que o grande motivador disso é a redução de funcionários. O consumidor têm direito a ser recebido por uma pessoa, não dá para delegar tudo aos computadores”, destacou.

Reclamações

O Procon de Marília atende presencialmente, das 08h30 às 17h, na avenida das Indústrias – ao lado do Ganha Tempo. Atende ainda pelo WhatsApp, pelo número 998912331 [clique aqui para falar], pelo Facebook, na página @mariliaprocon ou mail procon@marilia.sp.gov.br.

Itaú

Em nota enviada ao MN, o Itaú Unibanco informou que as agências 8977 e 0145, em Marília, foram fechadas temporariamente por suspeita de covid-19 e todos funcionários das unidades foram afastados temporariamente de suas funções.

“As agências foram fechadas para higienização, seguindo todos os protocolos de limpeza e o uso de antissépticos adequados. Os caixas eletrônicos da unidade 8977 continuam funcionamento normalmente, inclusive para depósitos. Clientes que necessitarem de atendimento presencial poderão se redirecionar às agências 5644 e 7399, localizadas na mesma região. O Itaú reforça a orientação para que os clientes usem os canais digitais para efetuar operações que podem ser realizadas por meio destes, como pagamento de títulos e boletos, contratação de crédito, solicitação de segunda via de cartão e outros serviços disponíveis em https://www.itau.com.br/coronavirus/“, diz o comunicado.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Anvisa e MPF assinam acordo para combater cigarros eletrônicos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério Público Federal (MPF) assinaram acordo…

18 minutos ago

SP: Defesa Civil emite alerta extremo de temporal no litoral de SP

As chuvas intensas que atingiram o litoral de São Paulo durante a madrugada e manhã…

22 minutos ago

Fies 2026: inscrições para o 1º semestre terminam nesta sexta-feira

Os estudantes que desejam concorrer a um financiamento das mensalidades do curso superior em uma…

24 minutos ago

Prorrogação de contratos de temporários mira déficit de professores

Educação promoveu processo seletivo em janeiro para contratação de professores temporários (Foto: Rodrigo Viudes/Marília Notícia)…

3 horas ago

Lei reajusta salário de agentes que estão na linha de frente contra a dengue

Agentes estão na linha de frente do combate à dengue e outras doenças transmitidas por…

3 horas ago

Morre em Marília homem que sofreu queda de ônibus e bateu a cabeça na região

Um homem de 47 anos morreu na manhã desta quarta-feira (4) na Santa Casa de…

3 horas ago

This website uses cookies.