Servidoras Marcelli Kulike e Veridiana Aparecida da Silva, da equipe de Vigilância Socioassistencial participaram do encontro (Foto: Divulgação)
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, participou, na última quinta-feira (16), do 4º Encontro de Apoio Técnico da Vigilância Socioassistencial, realizado em São Carlos. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), por meio da Diretoria de Assistência Social (DAS) e com apoio da Escola de Desenvolvimento Social (Edesp), tratou de ações voltadas à busca ativa — estratégia fundamental para a identificação e o atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade.
Representaram o município as servidoras Marcelli Kulike e Veridiana Aparecida da Silva, da equipe de Vigilância Socioassistencial. O encontro faz parte de uma série de atividades técnicas voltadas ao fortalecimento da política de Assistência Social em todo o Estado.
De acordo com as apresentações, a busca ativa é uma ferramenta que permite identificar situações de risco social, atualizar cadastros e mapear grupos populacionais específicos, contribuindo para a oferta adequada de serviços e benefícios. A Vigilância Socioassistencial é responsável por sistematizar informações sobre as condições de vida das famílias, analisando contextos e territórios para orientar a atuação da rede de proteção social.
A secretária de Assistência Social e Cidadania, Hélide Maria Parrera, ressaltou a importância da iniciativa. “Os ganhos obtidos com a busca ativa vão desde a fomentação da proatividade da política de assistência social à consumação de ações que previnem vulnerabilidades e restauram direitos violados, fortalecendo a vigilância socioassistencial”, afirmou.
Hélide destacou ainda que a gestão municipal segue investindo na capacitação das equipes. “Conhecer as pessoas e os territórios auxilia enormemente na ampliação das políticas públicas de proteção e garantia de direitos dos munícipes”, completou.
Para a assistente social Veridiana Aparecida da Silva, a busca ativa é essencial para o planejamento das ações. “Por meio dela, obtemos informações sobre o território, o que nos permite atuar de forma mais assertiva e preventiva, além de conhecer melhor as potencialidades das famílias atendidas”, explicou.
Os encontros técnicos visam aprimorar o monitoramento das demandas sociais e qualificar o planejamento das ações de assistência nos municípios paulistas. O encerramento do ciclo de capacitações está previsto para os dias 11 e 12 de novembro, na cidade de São Paulo.
Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…
Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…
Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (4) após…
O prefeito de Marília, Vinicius Camarinha (PSDB), sancionou nesta sexta-feira (5) a lei que cria…
Aeroclube de Marília; área é alvo de imbróglio na Justiça (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) A…
Policiais, na manhã seguinte a morte, fazem levantamento in loco sobre ocorrência (Foto: Marília Notícia)…
This website uses cookies.