A rede municipal de ensino de Marília registrou avanço no Índice da Avaliação da Fluência Leitora, aplicada aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental. O resultado passou de 6,5, em 2024, para 7,5 ao final de 2025, segundo dados da Plataforma Parc/Caed, responsável pela aplicação e consolidação da avaliação.
De acordo com a Secretaria Municipal da Educação, a evolução reflete ações pedagógicas adotadas ao longo de 2025 com foco na alfabetização dos alunos. A Avaliação da Fluência Leitora é realizada anualmente em redes públicas e utiliza um aplicativo do Caed que grava e registra a leitura individual de cada estudante.
O objetivo do instrumento é verificar os níveis de alfabetização, considerando que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece que os alunos devem estar alfabetizados até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, por volta dos sete anos de idade. Na avaliação, os estudantes são classificados como pré-leitores, leitores iniciantes ou leitores fluentes.
Segundo a Secretaria Municipal da Educação, são considerados pré-leitores os alunos que ainda não desenvolveram habilidades suficientes para decodificar palavras e textos de forma autônoma ou que apresentam desempenho abaixo do esperado, o que indica a necessidade de intervenções pedagógicas mais intensivas.
Para melhorar os resultados, a pasta intensificou, em 2025, ações voltadas especialmente aos estudantes pré-leitores do 2º ano. Entre as medidas adotadas estão a formação continuada de professores, com foco no processo de alfabetização e em práticas que favoreçam a fluência leitora; a disponibilização de material pedagógico específico para identificação de habilidades preditoras da alfabetização; e o pagamento de horas extras para aulas de reforço aos sábados, ampliando o tempo de aprendizagem e o atendimento individualizado ou em pequenos grupos.
“A combinação dessas ações pedagógicas e de gestão educacional foi determinante para o avanço de Marília no índice da Avaliação da Fluência Leitora, reforçando o compromisso da rede municipal com a garantia da alfabetização em idade certa e com a qualidade da educação básica ofertada às crianças da cidade. Agradeço o prefeito Vinicius Camarinha por nos dar todas as condições para que a Rede Municipal de Ensino de Marília continue sendo referência no estado e no país”, afirmou a secretária municipal da Educação, professora Rosemeire Frazon.
Decreto estabelece ainda que benfeitorias de boa-fé sejam indenizadas, mas exclui pagamento itens como máquinas…
Serviço de infraestrutura foi concluído nesta terça-feira (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal de Obras concluiu…
A conta de luz mais barata foi um dos fatores que ajudaram a prévia da…
O Bafta, premiação da Academia Britânica de Cinema, anunciou, nesta terça-feira (27), os indicados às suas…
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a comercialização, distribuição, fabricação, divulgação e o uso…
Veículo teve o vidro traseiro estilhaçado (Foto: Divulgação) A residência da secretária municipal de Infraestrutura…
This website uses cookies.