Marília

Marília inicia campanha de multivacinação em crianças e adolescentes neste sábado

A Saúde de Marília realiza, a partir deste sábado (30), a Campanha de Multivacinação de Crianças e Adolescentes de 2023. Até 31 de outubro, a imunização deve atingir um público-alvo de 44.600 crianças e jovens de até 15 anos, que precisam complementar doses para a atualização da carteira de vacinação.

Na abertura, a vacina será aplicada nas unidades de saúde das 8h às 17h, exceto nas unidades do Campo Belo (Dirceu e Santa Helena), Rosália, Avencas e Amadeu Amaral. A vacinação é gratuita e disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Quando a população deixa de ser vacinada, possibilita a circulação de agentes infecciosos, favorecendo o aparecimento de doenças. Isso não compromete apenas quem deixou de tomar vacinas, mas também quem não pode ser imunizado, colocando a saúde de todo mundo em risco”, destacou a enfermeira Juliana Carvalho Bortoletto Gomes, responsável pelo Programa Municipal de Imunização.

A Campanha de Multivacinação é uma estratégia que a CGPNI vem adotando desde 2012 com a finalidade de atualizar a situação vacinal da população de crianças e adolescentes, como forma de garantir o controle e eliminação de doenças como a poliomielite, sarampo, rubéola, febre amarela e varicela (catapora), e que podem ser prevenidas com a atualização da caderneta de vacinação.

“A importância da vacinação não está somente na proteção individual, mas porque ela evita a propagação em massa de doenças que podem levar à morte ou a sequelas graves. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente, a vacina previne de 3,5 a 5 milhões de mortes, todos os anos, por doenças imunopreveníveis — aquelas que podem ser evitadas com a administração da vacina”, declarou o secretário municipal da Saúde, Dr. Osvaldo Ferioli Pereira.

A campanha vai oferecer as seguintes vacinas para a cobertura vacinal das crianças: BCG; Hepatite B; Rotavírus humano (VRH); DTP+Hib+HB (Penta); Pneumocócica 10 valentes; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba, Rubéola (SCR); Sarampo, Caxumba; Hepatite A (HA); Difteria, Tétano, Pertussis (DTP); Difteria, Tétano (dT); Papilomavírus humano (HPV); Varicela.

Para adolescentes menores de 15 anos são as seguintes vacinas: Hepatite B (HB recombinante); Difteria, Tétano (dT); Febre amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR); Papilomavírus humano (HPV); Meningocócica ACWY (conjugada).

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Marcelo Martin

Recent Posts

Capes atribui nota 4 a mestrado profissional da Unimar na área de Saúde Animal

Para coordenação, nota reconhece a consistência do projeto acadêmico e o impacto das pesquisas desenvolvidas…

4 horas ago

Agentes se formam em curso técnico e Danilo destaca ganhos à saúde e à população

Presidente da Câmara, Danilo da Saúde, fala aos agentes comunitários e de endemias em noite…

4 horas ago

RIC Ambiental amplia formas de pagamento e libera parcelamento da fatura

A RIC Ambiental passou a permitir o pagamento da conta de água com cartão de…

4 horas ago

Poço profundo de Lácio (PG-08): tecnologia, investimento e segurança hídrica para Marília

Novo Poço de Lácio (PG-08): resultado palpável e água potável (Foto: Divulgação) O abastecimento de…

15 horas ago

Primeira audiência do caso Rafael Pascon dura o dia e deve ser retomada nesta sexta

Rafael Pascon está preso desde outubro do ano passado na Penitenciária 2 de Gália (Foto:…

16 horas ago

Esquema que chegou a abrir loja em Marília colapsa e deixa vítimas

Negócio supostamente ligado à tecnologia removeu fachada às pressas, segundo vizinhos (Foto: Marília Notícia) Um…

20 horas ago

This website uses cookies.