+ Notícias

Marília inaugura Residencial Vida Longa com 28 moradias para idosos em vulnerabilidade

Parceria entre o Governo do Estado e Município reforça a rede de proteção social (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Marília inaugurou, nesta sexta-feira (10), o Residencial Vida Longa, um conjunto habitacional destinado a pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social. O projeto é fruto de parceria entre as secretarias municipais de Assistência Social e Cidadania e de Planejamento Urbano, o Governo do Estado de São Paulo — por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Localizado na Rua Amador Bueno, nº 1620, Jardim Califórnia, o novo residencial recebeu investimento de R$ 6 milhões do Estado. São 28 unidades habitacionais, todas mobiliadas e equipadas com itens de segurança, como piso antiderrapante e botão de emergência. O espaço conta ainda com centro de convivência, academia ao ar livre, horta elevada e áreas comuns voltadas à socialização e ao bem-estar dos moradores.

De acordo com a secretária de Assistência Social e Cidadania, Hélide Maria Parrera, o programa oferece moradia gratuita e assistida a pessoas com mais de 60 anos e renda de até dois salários mínimos. “O objetivo é promover autonomia, dignidade e inclusão social daqueles que já contribuíram com a sociedade. Uma moradia digna e segura faz com que o idoso saia das estatísticas de violência, abandono e institucionalização, melhorando sua autoestima e saúde”, afirmou.

Programa Vida Longa oferece moradia gratuita e assistida a pessoas acima de 60 anos (Foto: Divulgação)

O prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) destacou que o projeto simboliza o compromisso da administração com a proteção social. “Encontramos a cidade com muitos desafios, mas estamos fazendo o que é certo: cuidando das pessoas. Esse residencial é um direito dos idosos em vulnerabilidade, um espaço digno e acolhedor, fruto da parceria com o governador Tarcísio de Freitas”, declarou.

Segundo o secretário de Planejamento Urbano, Tadeu Consoni, o município cedeu o terreno, enquanto o Estado ficou responsável pela execução e mobília das moradias. A Prefeitura assumirá as despesas de manutenção, como água e energia.

Durante a cerimônia de inauguração, foram entregues as chaves a seis idosos selecionados pelo programa. O evento contou com a presença de autoridades municipais, representantes da CDHU, familiares do homenageado Isaias Antônio Marroni — que dá nome ao residencial — e lideranças comunitárias..

O prefeito Vinicius Camarinha destacou que o projeto representa o compromisso da administração com a proteção social (Foto: Divulgação)
Ramon Barbosa Franco

Recent Posts

SUS realiza mutirão com mais de 61 mil cirurgias e exames neste fim de semana

Profissionais de saúde se mobilizam em 188 hospitais (Foto: Agência Brasil) O Ministério da Saúde…

15 horas ago

Câmara vota criação de complexo turístico da Cascata e mais 12 projetos

Mesa Diretora do Legislativo mariliense; última sessão ordinária do ano terá 13 projetos na Ordem…

15 horas ago

Idosa de 74 anos perde R$ 116 mil em golpe e revela ‘estelionato emocional’

Uma idosa de 74 anos perdeu todas as “economias de uma vida”, estimadas em cerca…

15 horas ago

Hugo Motta defende servidora alvo da PF em investigação sobre emendas

Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Foto: Agência Brasil) O presidente da Câmara dos…

15 horas ago

Desigualdade social limita acesso à educação infantil no Brasil, aponta estudo

Cerca de 70% das crianças de baixa renda inscritas no CadÚnico estão fora da creche…

15 horas ago

Acesso às favelas de Marília tem 10% das vias restritas a pedestres e motos

Acesso é restrito em algumas comunidades da cidade (Foto: Marília Notícia) O Instituto Brasileiro de…

15 horas ago

This website uses cookies.