A Prefeitura de Marília firmou nesta terça-feira (22) uma parceria com a Associação Mariliense de Esportes Inclusivos (Amei) com o objetivo de ampliar o tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) por meio do Projeto de Serviço de Acolhimento Neurodivergente. A ação será conduzida pela Secretaria Municipal da Saúde.
A parceria foi oficializada em reunião na sede da Amei, localizada na avenida Reverendo Álvaro Simões, 1.600, no Parque São Jorge, com a participação da secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, e do gestor esportivo da entidade, Levi Carrion.
O projeto atenderá pessoas com deficiência a partir dos seis anos de idade, mediante encaminhamento via Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (Siresp). As atividades serão realizadas duas vezes por semana, com turmas de até 10 participantes, em períodos matutino e vespertino. Cada oficina terá duração de 45 minutos.
As atividades utilizarão práticas esportivas e corporais como ferramentas terapêuticas e de inclusão social. A equipe técnica será composta por coordenador, professor de educação física, psicólogo, terapeuta ocupacional, assistente social, estagiários de diversas áreas e profissionais de apoio.
Entre os objetivos do projeto estão o desenvolvimento de aspectos neuroperceptivos, psicomotores, cognitivos e socioemocionais, além da promoção da autonomia, autoestima e saúde integral dos participantes. A iniciativa também oferecerá orientação às famílias sobre direitos e redes de apoio.
A secretária Paloma Libanio ressaltou a importância da parceria. “Com esta parceria tenho certeza que haverá melhora na qualidade de vida e bem-estar dessas pessoas, com inclusão esportiva e social dos beneficiários, fortalecimento da cidadania e da saúde física e mental. Com isso, ampliaremos o atendimento das pessoas com TEA na nossa cidade”, afirmou.
A Amei dispõe de estrutura com piscina semiolímpica e infantil, ginásio, academia, salas técnicas, vestiários adaptados e áreas de convivência. Para o gestor Levi Carrion, “Marília dá um grande passo na promoção de saúde e de bem-estar dessas pessoas.”
Os resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025 e da 1ª…
As retiradas em contas de poupança ao longo de novembro de 2025 superaram em R$…
Para 3,1 milhões de moradores de favelas brasileiras, a chegada de uma ambulância na porta…
Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…
Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…
Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (4) após…
This website uses cookies.