Marília

Marília fica na 30ª posição de SP em ranking de desenvolvimento

(Reprodução/Isdel)

O Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico Local (Isdel), idealizado pelo Sebrae de Minas Gerais, colocou Marília na 30ª posição do ranking paulista e 67º no nacional. O levantamento foi divulgado em dezembro.

São avaliados indicadores agrupados nas categorias capital empreendedor, tecido empresarial, governança para o desenvolvimento, organização produtiva e inserção competitiva. Veja no final desta matéria a listagem detalhada dos municípios paulistas.

A nota conferida a cada cidade varia entre zero e um e Marília obteve 0,4656. A cidade ficou abaixo da média estadual, que foi de 0,5384.

O melhor desemprenho do município foi obtido no quesito capital empreendedor, que leva em conta escolaridade, taxa de atendimento, abandono, vulnerabilidade social, densidade de empresas, renda per capita e nota da Prova Brasil.

Nessa área específica a nota de Marília foi 0,7056 e ficou acima da média estadual. Enquanto no campo governança para o desenvolvimento (quantidade de conselhos, transparência, planejamento urbano etc), a cidade ficou praticamente empatada com o nível paulista, 0,5564.

Os piores desempenhos de Marília são nos quesitos inserção competitiva (0,1601 ante 0,3618 em SP) e tecido empresarial (0,2210 ante 0,3650 em SP).

São levados em conta na nota de inserção competitiva fatores como valor e diversificação das exportações e índice de complexidade econômica.

No segundo caso, o Sebrae observa as atividades de organizações associativas, de entidades sociais e seus programas e ações.

No que diz respeito à organização produtiva o município recebeu nota 0,4594 enquanto a média estadual ficou em 0,5807. São avaliados a aglomeração produtiva, inovação, infraestrutura e serviços financeiros.

O ranking paulista do Isdel coloca a capital do Estado com a melhor nota (0,796) e com Campinas (0,579) logo atrás.

Na frente de Marília aparecem cidades como Bauru (0,496), Ribeirão Preto (0,492), São José do Rio Preto (0,475) e São Carlos (0,471).

(Reprodução/Isdel)

Entenda

O índice é elaborado com base no cruzamento de 30 indicadores de fontes oficiais e segundo o Sebrae, quanto maior o resultado do Índice, maiores são as condições para o crescimento econômico e social.

A grande vantagem do indicador é permite a comparação de municípios com portes semelhantes e graus de desenvolvimento diferentes para ver onde que estão as oportunidades e as fragilidades em relação aos fatores de desenvolvimento.

Com isso, conforme o Sebrae, se torna possível gerar políticas públicas mais objetivas e eficientes.

“O objetivo é permitir aos gestores públicos e agentes de desenvolvimento que olhem para seu território e identifiquem com clareza onde devem ser concentrados os principais esforços para que se faça um desenvolvimento social inclusivo, econômico e sustentável com uma visão de futuro positivo”, afirma a entidade responsável pelo estudo.

(Reprodução/Isdel)

 

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Cultura anula edital da Aldir Blanc após parecer jurídico contrário

Anulação de chamamento público adia processo de seleção de projetos teatrais e de outras linguagens…

35 minutos ago

Ministério da Educação renova reconhecimento de cursos da Unimar e Univem

Curso de Medicina Veterinária da Unimar foi um dos tiveram reconhecimento renovado pelo MEC (Foto:…

55 minutos ago

Homem acusa a companheira de trocar fotos íntimas, arremessa copo e acaba preso

Um homem de 24 anos foi preso em flagrante na noite desta segunda-feira (2), acusado…

2 horas ago

Marília fecha 2025 com mais de 71,4 mil postos de trabalho formal

Marília fecha 2025 com saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada (Foto: Reprodução)…

3 horas ago

Pedestres acionam a PM e salvam professora de agressões em via pública

A atitude de pessoas que estavam na avenida João Ramalho, na zona sul, e testemunharam…

3 horas ago

Câmara aprova R$ 18,5 milhões para obras na Cascata e Parque do Povo

Vereadores aprovaram todos os projetos na primeira sessão ordinária de 2026 (Foto: Rodrigo Viudes/Marília Notícia)…

4 horas ago

This website uses cookies.