Marília

Marília fica fora de ranking das 100 cidades mais inteligentes

A edição 2021 do Ranking Connected Smart Cities acaba de ser publicada, mas desta vez Marília não está entre as 100 cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil, como na maioria das últimas publicações. Uma das razões pode as mudanças metodológicas que foram feitas no novo levantamento.

Neste estudo, o município ocupa a posição 96 da região Sudeste, não a nacional – como costumava ser. Ao todo, são consideradas 11 dimensões: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança.

Atualmente, Marília aparece entre as 100 melhores cidades brasileiras somente no quesito saúde e, mesmo assim, a posição no ranking caiu em relação à edição de 2020, do 53º lugar para o 98º.

Na publicação passada, Marília ainda tinha se destacado como uma das 100 melhores do país nas áreas da tecnologia da informação e governança, mas desta vez também ficou de fora da lista nestes quesitos.

ENTENDA

Feito com o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, o Ranking Connected Smart Cities traz indicadores desenvolvidos pela consultoria Urban Systems, que qualificam as cidades mais inteligentes e conectadas do país.

Mesmo após as alterações de indicadores, com mudança de metodologias e fonte de coleta de informação, remoção de índices e inserção de novos, a cidade de São Paulo se manteve na 1ª colocação entre as cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil.

A capital do Estado é seguida por Florianópolis (SC) – na segunda posição -, Curitiba (PR), Brasília (DF) e Vitória (ES), fechando o top 5. Neste ano, apenas duas das cinco cidades mais inteligente do país estão na região Sudeste do país, duas cidades na região Sul e uma no Centro-Oeste.

Baixe a íntegra da edição 2021, [clique aqui]. Ou consulte o site com detalhes dos dados por cidade, onde é possível comparar diversas localidades, [clique aqui].

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Governo libera mais R$ 4,6 bi para pagar saque-aniversário do FGTS

O governo federal libera, a partir desta segunda-feira (2), R$ 4,6 bilhões para pagamento da…

9 segundos ago

Mulher é encontrada morta em residência; caso chama atenção para morte desassistida

Uma mulher de 58 anos foi encontrada morta dentro da casa onde morava, na rua…

37 minutos ago

Ano letivo começa em escola com nove furtos nas férias e em unidade cívico-militar

Escola estadual Abel Augusto Fragata registrou nove furtos durante recesso escolar (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)…

45 minutos ago

Prefeitura confirma exoneração de secretário Cesar Fiala nesta terça-feira

Secretário de Administração, Cesar Fiala, que deverá ser exonerado amanhã (Foto: Marília Notícia) A Prefeitura…

53 minutos ago

Justiça nega absolvição e manda ao júri mulher que matou ex-companheiro violento

Diego tinha 29 anos, quando foi morto (Foto: Divulgação) A Justiça de Marília negou o…

2 horas ago

Marília que cresce: como o planejamento urbano influencia a qualidade de vida na cidade

Planejamento urbano é o ponto de equilíbrio desse processo (Foto: Divulgação) Marília inicia 2026 em…

2 horas ago

This website uses cookies.