Marília

Marília fica fora de ranking das 100 cidades mais inteligentes

A edição 2021 do Ranking Connected Smart Cities acaba de ser publicada, mas desta vez Marília não está entre as 100 cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil, como na maioria das últimas publicações. Uma das razões pode as mudanças metodológicas que foram feitas no novo levantamento.

Neste estudo, o município ocupa a posição 96 da região Sudeste, não a nacional – como costumava ser. Ao todo, são consideradas 11 dimensões: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança.

Atualmente, Marília aparece entre as 100 melhores cidades brasileiras somente no quesito saúde e, mesmo assim, a posição no ranking caiu em relação à edição de 2020, do 53º lugar para o 98º.

Na publicação passada, Marília ainda tinha se destacado como uma das 100 melhores do país nas áreas da tecnologia da informação e governança, mas desta vez também ficou de fora da lista nestes quesitos.

ENTENDA

Feito com o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, o Ranking Connected Smart Cities traz indicadores desenvolvidos pela consultoria Urban Systems, que qualificam as cidades mais inteligentes e conectadas do país.

Mesmo após as alterações de indicadores, com mudança de metodologias e fonte de coleta de informação, remoção de índices e inserção de novos, a cidade de São Paulo se manteve na 1ª colocação entre as cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil.

A capital do Estado é seguida por Florianópolis (SC) – na segunda posição -, Curitiba (PR), Brasília (DF) e Vitória (ES), fechando o top 5. Neste ano, apenas duas das cinco cidades mais inteligente do país estão na região Sudeste do país, duas cidades na região Sul e uma no Centro-Oeste.

Baixe a íntegra da edição 2021, [clique aqui]. Ou consulte o site com detalhes dos dados por cidade, onde é possível comparar diversas localidades, [clique aqui].

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

1 dia ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

1 dia ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

1 dia ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

1 dia ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

1 dia ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

2 dias ago

This website uses cookies.