Marília

Marília fica entre as 100 cidades mais conectadas e inteligentes do Sudeste

Cidade de Marília teve melhor posição no ranking da Saúde (Foto: Arquivo/Marília Notícia)

Marília é a 96ª cidade no Ranking Connected Smart Cities, em estudo desenvolvido pela Consultoria Urban Systems, a pedido da revista Exame, levando em consideração apenas a lista das cidades da região Sudeste. Entre os municípios brasileiros que têm populações entre 100 mil e 500 mil habitantes, Marília ficou na 97ª posição. O levantamento avalia o conceito de Cidade Inteligente.

A melhor posição do município foi no desempenho Saúde, indicador que Marília ocupou a 88ª posição geral, incluindo as cidades com mais de 500 mil habitantes, conquistando 4,346 pontos. Nos demais quesitos, a cidade ficou de fora dos 100 primeiros colocados.

Para isso, o estudo considerou que o município conta atualmente com 96% de cobertura do serviço de coleta de resíduos e 100% no índice de atendimento urbano de esgoto.

As despesas municipais per capita paga com saúde ficou em R$ 1.180,80 por habitante. A cidade conta com 3,59 leitos por 1.000 habitantes e 491,19 médicos por 100 mil habitantes. Ainda foi considerada a taxa de 6,7 óbitos a cada 1.000 nascidos vivos e 71,7% de cobertura populacional da equipe de Saúde da Família.

Marília ficou entre as 100 primeiras cidades entre 100 e 500 mil habitantes do Brasil (Reprodução: Divulgação)

O Ranking Connected Smart Cities considera a relação existente entre os diversos setores analisados, já que existem entendimentos variados de ‘Cidade Inteligente’, com aspectos apoiados nas grandes áreas de Tecnologia, Meio Ambiente e Sustentabilidade.

O conceito de smart cities entende que o desenvolvimento só é atingido quando os agentes de desenvolvimento da cidade compreendem o poder de conectividade entre todos os setores.

Um bom exemplo dessa relação é a consciência de que investimentos em saneamento estão atrelados não apenas aos ganhos ambientais, como em saúde, que irão a longo prazo reduzir os gastos na área – atendimentos de saúde básica – e, consequentemente, impactarão em questões de Governança e até mesmo na Economia.

Vale ressaltar que os exemplos de conexões dos setores são numerosos e essa visão, que apoia a escolha dos indicadores e eixos desenvolvidos, não busca substituir outras existentes de cidades inteligentes. Contudo, entendendo o distanciamento dos municípios brasileiros em relação às inteligentes internacionais (smart), o objetivo é apontar eixos de melhora e localidades que sirvam de inspiração.

O Ranking Connected Smart Cities é composto por 74 indicadores em 11 eixos temáticos: Mobilidade, Urbanismo, Meio Ambiente, Tecnologia e Inovação, Empreendedorismo, Educação, Saúde, Segurança, Energia, Governança e Economia.

São coletados dados de todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes, conforme estimativa populacional do IBGE.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Alcyr Netto

Recent Posts

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

1 hora ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

1 hora ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

1 hora ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

1 hora ago

Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029

Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…

2 horas ago

Vídeo: com mega estrutura de lazer, Bild entrega oficialmente o Villá

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

2 horas ago

This website uses cookies.