+ Notícias

Marília entra na rota dos gigantes e se consolida como polo logístico do interior

Mercado Livre deve gerar mais de mil empregos em Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

Marília vive um período de expansão significativa no setor logístico, impulsionado pela chegada de grandes players do e-commerce e pela projeção de novos investimentos. A cidade se posiciona como um hub estratégico para o escoamento e abastecimento de mercadorias em diversas regiões do Brasil, graças à sua localização privilegiada.

Um dos marcos dessa consolidação é a instalação do centro de distribuição e logística do Mercado Livre. Com cerca de 60 mil metros quadrados, a nova unidade está em fase avançada de construção e deve iniciar as operações em agosto.

O empreendimento deve gerar um impacto expressivo no mercado de trabalho local, com previsão de 1.000 a 1.100 vagas diretas na primeira fase. Até 2027, com a ampliação de mais 10 mil metros quadrados, o quadro de funcionários pode chegar a 1.800 pessoas. A estrutura está entre as maiores do estado de São Paulo e promete otimizar a velocidade das entregas na região.

A escolha por Marília não foi por acaso: a cidade está localizada em um entroncamento estratégico de rodovias estaduais e federais. A SP-294 (Comandante João Ribeiro de Barros) liga Marília a Bauru e Tupã, enquanto a BR-153 (Transbrasiliana) oferece acesso direto ao Sul e ao Norte do país. Também compõem essa malha a SP-333 (Rachid Rayes), no sentido de Assis, e a SP-333 (Dona Leonor Mendes de Barros), em direção a Lins.

Essa rede viária permite escoamento ágil para todas as regiões do Brasil, além de garantir conexão com centros urbanos como Bauru, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, em um raio de cerca de 200 quilômetros.

Além do Mercado Livre, Marília tem atraído outras empresas logísticas. A Scania já instalou uma unidade de autopeças e um ponto de apoio na cidade — algo inédito até então, já que as bases mais próximas ficavam em Bauru, Presidente Prudente e São José do Rio Preto.

Também há a previsão da chegada de uma unidade da Volvo, o que sinaliza uma possível tendência de novas marcas acompanharem esse movimento.

Empresa AJ Borges já fez investimentos e planeja crescimento para os próximos anos (Foto: Divulgação)

Roberto Cardoso Borges, empresário do setor logístico, destaca que a demanda impulsionada pelo e-commerce tem estimulado o crescimento da transportadora AJ Borges, que atua com produtos industrializados (como Dori, Marilan e Bel) e no e-commerce regional. “Já fiz alguns investimentos importantes e a tendência é aumentar”, afirmou.

Para o diretor titular do Ciesp Alta Paulista, Silvio Zilio, a contratação de mais de mil trabalhadores pelo Mercado Livre pode acirrar a disputa por mão de obra com as indústrias locais, sobretudo as do setor alimentício.

“Marília já opera em situação de ‘pleno emprego’, com taxa de desemprego abaixo da média estadual e nacional. Isso pode pressionar os salários e até gerar escassez temporária de trabalhadores em alguns setores. Por outro lado, há um forte potencial de geração de empregos indiretos e atração de novos empreendimentos”, avaliou.

Silvio Zilio, proprietário da Orthometric e diretor do Ciesp Alta Paulista (Foto: Lula Bastos/Marília Notícia)

O presidente da Associação Comercial e de Inovação de Marília (Acim), Carlos Francisco Bitencourt Jorge, acredita que o avanço do comércio eletrônico é um “caminho sem volta” e defende que o varejo tradicional precisa se adaptar.

“A gente entende que o e-commerce já é uma realidade e a entidade vem fomentando e trabalhando para que o comerciante do varejo, o comerciante de rua, tenha no e-commerce, por marketplace e pelo seu canal próprio, uma maneira adicional de vender”, disse.

Carlos Francisco Bitencourt Jorge acredita que comerciantes de Marília precisam ampliar vendas, também pelo e-commerce (Foto: Divulgação)

Segundo Bitencourt, a Acim tem estabelecido parcerias com empresas locais, como a Tray, para apoiar essa transição. “Nada substitui o comércio físico e a experiência no nosso comércio local, até porque é um polo regional extremamente tradicional”, completou.

Alcyr Netto

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

9 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

9 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

9 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

9 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

17 horas ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

1 dia ago

This website uses cookies.