A Justiça Federal multou a Prefeitura de Marília por não cumprir um acordo firmado com o Ministério Público Federal (MPF) em 2009. O compromisso previa a conclusão da barragem do Córrego de Ribeirão dos Índios. A decisão foi do juiz Ricardo William Carvalho dos Santos, da 2ª Vara Federal de Marília.
A obra começou em 2002, com recursos federais para melhorar o abastecimento de água na cidade. Porém, sofreu paralisações e levou a uma ação por improbidade administrativa. Para garantir a conclusão, o MPF firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Prefeitura em 2009. No entanto, o acordo não foi cumprido, levando o MPF a acionar a Justiça em 2015.
Nos anos seguintes, várias tentativas de solução foram feitas, incluindo uma reunião extrajudicial em 2020. O MPF pediu à Prefeitura um estudo técnico sobre a viabilidade da obra e um plano alternativo, mas a administração não apresentou documentos consistentes. Em 2023, anunciou a contratação de novos estudos, mas depois entregou apenas relatórios antigos, de 2018 e 2020.
Diante da falta de ação, a Justiça determinou a aplicação da multa prevista no TAC: R$ 15 mil por dia nos primeiros 30 dias e R$ 30 mil diários a partir do 31º. A cobrança começa a valer após a notificação da Prefeitura e seguirá até a entrega de estudos técnicos atualizados.
O dinheiro arrecadado será depositado em conta judicial e destinado ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos. A decisão ressalta que a Prefeitura foi alertada várias vezes, mas adotou uma postura “protelatória”, prejudicando a população.
Ao Marília Notícia, a Prefeitura informa que estuda, junto aos procuradores da Divisão Judicial, as providências a serem tomadas, e afirma ainda que o assunto é de extrema prioridade.
Faça parte de nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!
Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…
Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…
Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (4) após…
O prefeito de Marília, Vinicius Camarinha (PSDB), sancionou nesta sexta-feira (5) a lei que cria…
Aeroclube de Marília; área é alvo de imbróglio na Justiça (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) A…
Policiais, na manhã seguinte a morte, fazem levantamento in loco sobre ocorrência (Foto: Marília Notícia)…
This website uses cookies.