Categories: Marília

Marília é campeã paulista de alertas do TCE em 2018

Marília recebeu 46 alertas em 2018 (Reprodução/TCE)

Com 46 notificações, Marília foi a cidade que mais recebeu alertas do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo no decorrer de 2018, segundo a nova plataforma gráfica do órgão fiscalizador, lançada esta semana.

Os alertas foram direcionados para a Prefeitura, Câmara, Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem), Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Marília (Emdurb), Instituo de Previdência do Município de Marília (Ipremm) e Fundação Mariliense de Recuperação Social (Fumares).

Dos 645 municípios paulistas, apenas 10 tiveram mais de 40 notificações. Na região, além de Marília, apenas Júlio Mesquita ultrapassou essa marca, com 40 alertas emitidos.

A Lei de Responsabilidade Fiscal estabelece a obrigatoriedade de que os Tribunais de Contas alertarão os Poderes ou órgãos jurisdicionados, quando forem constatadas situações que possam levar a algumas irregularidades.

Alguns exemplos são o não cumprimento das metas fiscais estabelecidas, excessiva despesa com pessoal, alto nível de comprometimento financeiro em virtude do montante da dívida consolidada e mobiliária e operações de crédito ou concessões de garantias.

Na periodicidade legalmente fixada o TCE analisa por meio d e um sistema próprio os dados contábeis recebidos, eletronicamente, de cada prefeitura e órgão, e como resultado encontra a necessidade, ou não, de emissão dos alertas.

Tais alertas são publicados no Diário Oficial do Estado, assim como são publicados também os Municípios que não foram alvo de alertas, e ainda aqueles que não tiveram análise por não terem enviado os dados.

O Visor – Visão Social de Relatórios de Alertas – é uma plataforma gráfica que tem o objetivo de facilitar o entendimento desses alertas emitidos pelo TCE e classificar as prefeituras de acordo com a quantidade e a diversidade de alertas recebidos.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

“Trump quer criar nova ONU”, declara presiente Lula sobre Conselho de Paz

“Está prevalecendo a lei do mais forte, a carta da ONU está sendo rasgada e,…

3 horas ago

Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

A agência, a empresa JJ-Comercial de Alimentos, que aparece no rótulo do produto como sua…

3 horas ago

Aplicativo SP Mulher Segura amplia proteção a vítimas de violência em São Paulo

Governo de SP aposta em aplicativo para fortalecer combate à violência contra mulheres (Foto: Divulgação)…

3 horas ago

Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli

Família Dias Toffoli; irmãos receberam o primeiro nome de José e as filhas, Maria (Foto:…

3 horas ago

Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico

Dois homens foram presos em flagrante na noite desta sexta-feira (23) durante uma ocorrência de…

3 horas ago

Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília

Sino furtado foi recuperado após intervenção da comunidade (Foto: Divulgação) Dois homens foram presos em…

3 horas ago

This website uses cookies.