Marília é a 39ª cidade mais segura do estado de São Paulo, de acordo com o Índice de Exposição à Criminalidade Violenta (IECV), elaborado pelo Instituto Sou da Paz e divulgado nesta segunda-feira (17).
O IECV mede a exposição à violência nas cidades do Estado com mais de 50 mil habitantes. Devido à pandemia da Covid-19, pela primeira vez o índice foi calculado a partir de uma análise do primeiro semestre do ano, o que permite comparar o IECV das cidades no período com os primeiros seis meses desde 2014.
O índice em Marília ficou em 2,65 nos primeiros seis meses deste ano. Comparado com o mesmo período no ano passado é possível notar que houve queda, já que de janeiro a junho de 2019 o índice foi de 3,4.
Os dados disponíveis mostram que este foi o melhor índice atingido pela cidade comparando com o mesmo período desde 2014. Marília registrou 3,34 em 2014; 2,72 em 2015; 3,49 em 2016; 2,89 em 2017; e 2,70 em 2018.
O IECV é calculado a partir da média ponderada de três subíndices: crimes letais (homicídio e latrocínio), crimes contra a dignidade sexual (estupro) e crimes contra o patrimônio (roubo – outros, roubo de veículo e roubo de carga). São analisados, segundo esses critérios, os 139 municípios do estado com ao menos 50 mil habitantes.
A estatística avalia diferentes tendências criminais e permite uma comparação das estatísticas entre cidades e distritos policiais ao longo do tempo.
Na região, Tupã (distante 75 quilômetros de Marília) é a quarta cidade mais segura do Estado, segundo o IECV. O índice do município é de 1,23.
As cidades mais violentas do Estado são Itanhaém, Monguaguá, Ubatuba, Cruzeiro, Diadema, Peruíbe, Santa Isabel, Itaquaquecetuba, Praia Grande a Caçapava.
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.