Maio Laranja, que combate violência sexual contra jovens, tem programação divulgada
As secretarias municipais da Saúde, Educação, Direitos Humanos e Assistência e Desenvolvimento Social divulgam neste mês a programação do Maio Laranja, que vai contar com várias ações com objetivo de combater à violência sexual contra crianças e adolescentes.
As ações são organizadas pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, que conta com representantes dessas secretarias municipais e também de outros órgãos.
O 18 de Maio é o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, sendo que a data foi escolhida para relembrar o crime bárbaro que chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”.
Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta em 18 de maio de 1973, em Vitória/ES. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.
“Essa campanha de mobilização e conscientização do Dia 18 de Maio é de extrema importância. É um assunto de segurança, saúde e principalmente social. Temos que estimular e encorajar as pessoas a denunciarem, bem como criar possibilidades e incentivos capazes de promover o enfrentamento dessa violência que abala muitas famílias. É preciso cada vez mais ações, esta é uma questão que está inserida em todas as classes. Se cada um fizer sua parte, com certeza diminuiremos tais abusos. Parabenizo o comitê por esse trabalho tão importante para todos nós”, destaca o prefeito Daniel Alonso (sem partido).
“O Comitê Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes tem trabalhado na organização das ações do Maio Laranja 2023 desde a primeira reunião do ano, em janeiro. Temos o engajamento de todos os representantes e as ações serão acompanhadas de perto por nós. Essa mobilização intersetorial é apenas o start para muitas outras ações de prevenção que já planejamos sobre o tema. Desde novembro de 2022, quando capacitamos a rede de saúde para a identificação e notificação no Sinan (Sistema de Notificações dos Agravos de Saúde), tivemos um aumento em 60% de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no município, indicador importantíssimo para subsidiar políticas públicas voltadas à prevenção”, disse a coordenadora do Comitê, Fabiana Martins.
PROGRAMAÇÃO DO MAIO LARANJA
Luta contra a violência sexual às crianças e adolescentes Data: 15/05/2023 Horário: 9h Parceria: USF Parque das Nações – Saúde da Criança e Emef Professor Isaltino de Campos Local: USF Parque das Nações – Saúde da Criança Endereço: Rua Antônio Spressão, 465 – Parque das Nações Público-alvo: grupo de artesanato desenvolvido pela unidade Tema Violência Sexual Infantil:
Lançamento da Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes Data: 17/05/2023 Horário: 14h Local: Emef Professora Nicácia Garcia Gil.
18 de Maio – Faça Bonito! (Ação Creas Marília) Data: 18/05/2023 Horário: Das 9h às 15h30 Local: avenida Brasil em frente ao Terminal Rodoviário Urbano Pit Stop/abordagem de populares (em frente ao CREAS, próximo ao Terminal Urbano – Avenida Brasil, 214), com café da manhã/tarde como forma de um momento de acolhida, abordagem/conversas com a população relacionadas ao tema “Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra crianças/adolescentes”.
Fórum de apresentação da cartilha educativa de cuidados e proteção de crianças e adolescentes vítimas de abusos e violência Data: 18/05/2023 Horário: 19h Local: Casa da Advocacia e Cidadania – Subseção da OAB – Marília Endereço: rua Gonçalves Dias, 440 – Centro Participação: Juízes, promotores, ONGs e comissões ligadas às crianças e adolescentes, às instituições de saúde, Famema, Unimar, Santa Casa, Secretarias Municipais.
Formação presencial para a rede de proteção e enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes Data: 24/05/2023 Horário: Das 13h às 17h Local: Anfiteatro da Unimar Palestrante: Caroline Arcari Público alvo: profissionais de nível superior Sobre a palestrante: Caroline Arcari é escritora, pedagoga, mestre em Educação Sexual pela Unesp e proprietária da Editora Caqui. Pesquisadora na área de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, é escritora do best seller Pipo E Fifi: ensinando proteção contra violência sexual.
Luta contra a violência sexual às crianças e adolescentes Data: 24/05/2023 Parceria: USF Parque das Nações – Saúde da Criança e Emef Professor Isaltino de Campos Horário: 9h. Local: Emef Professor Isaltino de Campos Endereço: rua Leonor Mazali, 105 – Jardim Santa Antonieta Introdução do tema utilizando o Pipo e Fifi por meio de vídeo e contação de história; – Com crianças de 1º a 3º anos: Semáforo do Toque; – Com crianças de 4º a 5º anos: Ilustração, de forma lúdica, de possíveis situações de violência infantil.
Mês de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes Data: 31/05/2023 Horário: Das 13h às 16h Parceria: USF São Bento/CDHU – Saúde da Criança e Cras Rosa Modelli Local: Cras Rosa Modelli – Rua Ioneu Carvalho Domingos, 586 Público-alvo: população da zona sul Programação: Sensibilização e informação dos cidadãos a agirem em defesa dos direitos das crianças e adolescentes e estímulo à criação de vínculo entre equipe e usuários 13h – abertura e inscrição para o evento; 14h – Sala 1: maiores de 18 anos – Sensibilização por meio de orientação a pais, responsáveis e cidadãos sobre formas de proteger, acolher, ouvir e denunciar situações de alerta com orientação da equipe técnica multiprofissional da saúde da criança; Sala 2: crianças de quatro a dez anos – Atividade baseada no livro Pipo e Fifi realizado pela psicóloga residente Kemilly e pela enfermeira residente Brenda; Sala 3: crianças de dez a 17 anos – Orientação e roda de conversa sobre uso adequado de redes sociais, situações de alerta e como denunciar, realizado pela psicóloga Pâmela. 15h – sorteio de brindes; 15h30 – café da tarde; 16h – encerramento.