Marília

Marília distribui R$ 1,7 milhão a artistas e produtores para fomento cultural

A Secretaria Municipal da Cultura e Conselho Municipal de Política Cultural promoveram nesta terça-feira (2) o lançamento da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). O encontro reuniu artistas, produtores culturais, agentes e ativistas. Por meio deste programa, a administração Daniel Alonso distribuirá R$ 1,7 milhão na cidade em 2024.
 
O evento foi realizado na noite de ontem na Biblioteca Municipal, localizada na rua São Luiz, 1.295. A PNAB, que é instituída pela Lei Federal nº 14.399/2022, tem como objetivo fomentar a cultura no país ao apoiar os Estados, o Distrito Federal e os municípios durante cinco anos, desde de 2023.
 
Entre os principais objetivos estão o estímulo ao fomento da cultura, garantindo o financiamento e a manutenção de ações, espaços, ambientes e iniciativas artístico-culturais e democratizar o acesso e a produção artística. A meta é fortalecer a democratização da cultura, a garantia dos direitos culturais e a descentralização das políticas culturais, através da realização de ações e projetos desenvolvidos pelas cidades brasileiras. Secretaria, garantindo a participação social e a difusão de oportunidades para o campo cultural da cidade.
 
Os recursos podem ser usados no fomento cultural para a produção e difusão de obras artísticas, realizações de projetos como exposições, festivais, feiras e espetáculos, entre outras ações. Parte dos recursos também poderá ser investida para a manutenção de espaços e organizações sociais, como os Pontos de Cultura.
 
Na opinião do ex-secretário municipal da Cultura, André Gomes, “a Política Nacional Aldir Blanc representa uma oportunidade histórica para estruturar o sistema de financiamento à cultura no país. Estamos felizes pela implementação dessa importante política pública de valorização da cultura em nossa cidade”, salienta.
 
O prefeito de Marília, Daniel Alonso (PL), ressalta que a economia criativa e a produção cultural formam uma verdadeira indústria, gerando empregos formais, vagas temporárias e aquecendo diversos setores estratégicos.

“Marília é reconhecida como Município de Interesse Turístico (MIT). Com ampla rede de hotelaria, serviços e opções gastronômicas de ponta, a Cidade Símbolo de Amor e Liberdade está incluída na rota turística e gastronômica do Estado de São Paulo. Estamos na rota Alto Cafezal, instituída pela Secretaria de Estado do Turismo e participou recentemente do festival gastronômico promovido pelo Estado”, menciona.
 
Incentivos do município, por edital de fomento, orçamento próprio e apoio logístico, entre outros suportes, garantem à classe artística de Marília oportunidades de produções e realizações, seja na filmagem de curtas, longas-metragens, montagens de peças, shows, espetáculos de dança, além de publicações de obras literárias de autores e poetas locais.

Portaria publicada na edição de hoje do Diário Oficial do Município de Marília (Domm) traz a exoneração de André Gomes do cargo de secretário da Cultura. O posto foi assumido pelo servidor de carreira Paulo Lúcio. Gomes deve concorrer às eleições municipais em outubro deste ano para uma cadeira no Legislativo pelo Mobiliza.

Marília Notícia

Recent Posts

Três Poderes lançam pacto para enfrentamento ao feminicídio no Brasil

O governo federal, o Congresso Nacional e o Poder Judiciário lançam nesta quarta-feira (4) o…

2 horas ago

Consulta ao Abono Salarial estará disponível a partir de amanhã

Trabalhadores poderão consultar, a partir desta quinta-feira (5), se têm direito ao Abono Salarial em…

2 horas ago

Brasil deve ter 781 mil novos casos de câncer por ano até 2028

Mulheres têm maior incidência de câncer na mama, cólon e reto, segundo estimativa nacional (Foto:…

2 horas ago

Homem invade casa, ameaça tatuador, é contido pela vítima e acaba preso pela PM

Recuperação dos objetos foi possível devido a reação da vítima e chegada rápida dos PMs…

3 horas ago

SIG flagra suspeito durante queima de fios de cobre perto de escola em Marília

Material era queimado para separação de metal, visando a venda (Foto: Divulgação/Polícia Civil) A Polícia…

3 horas ago

Projeto veta nomeação em cargos públicos a condenados por violência doméstica

Proposta de vedação à nomeação de condenados por agressão doméstica segue para análise de comissões…

4 horas ago

This website uses cookies.