Marília começou entre cidades com maior ritmo de vacinação, mas despencou no ranking (Foto: Relatos de uma Pandemia/João Carvalho)
Em pouco menos de um mês o município de Marília caiu da 9ª para a 20ª posição no ranking estadual de cidades que mais aplicaram as vacinas contra a Covid-19. A Prefeitura afirma que governo João Doria (PSDB) enviou doses a menos, mas o Estado nega.
Assim que a imunização contra o novo coronavírus foi iniciada em São Paulo, Marília chegou a ficar na frente de cidades como Bauru (distante 110 quilômetros), que hoje é o 10ª município do Estado com mais doses aplicadas.
Segundo o Vacinômetro, mantido pelo governo paulista, Marília já recebeu 42.794 doses até esta terça-feira (23) e aplicou 32.436 – sendo que 22.336 marilienses receberam apenas a primeira aplicação e 10.100 já receberam duas, estando com o ciclo de imunização completo.
Levando em conta a estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a população mariliense – cerca de 240 mil habitantes – até agora 9,3% dos habitantes do município já receberam a primeira dose.
Aqueles que já receberam as duas doses somam 4,2% da população estimada. A primeira dose foi aplicada na cidade há 63 dias, em 19 de janeiro. Isso significa uma média de 163 pessoas com a imunização completa por dia.
No atual ritmo, seriam necessários 1500 dias para imunizar toda a população mariliense, o equivalente a 50 meses, ou mais de quatro anos.
Atraso
Em matérias publicadas nos dias 15 e 20 de março o Marília Notícia já vinha mostrando o atraso na vacinação local.
O Estado de São Paulo anunciou a antecipação, em dois dias, da imunização dos idosos que tem 69 anos ou mais, com início no próximo sábado (27).
Em Marília, no entanto, a previsão é que o imunizante demore um pouco mais para chegar à essa faixa etária.
Somente no último final de semana foi iniciada a vacinação para quem tem 73 anos ou mais na cidade. O atraso, admitido pelo município, persiste e foi atribuído a um equívoco dos técnicos do governo paulista.
“O quantitativo de vacinas disponibilizado – desde a primeira etapa – foi calculado sobre o IBGE de 2012 e no número de idosos vacinados contra a Influenza em 2020. Para nós, a quantidade de doses necessária deveria ser calculada pelo IBGE de 2020 e os relatórios atuais do e-SUS”, reclamou o secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior.
Conforme o titular da pasta, o problema acarretou em queixas na Ouvidoria do Prefeitura, com a população de mais de 77 anos apontando que ainda não havia conseguido se vacinar.
“Oficiamos o Grupo de Vigilância Epidemiológica (da Secretaria de Estado da Saúde) para que houvesse a correção e estamos aguardando”, disse o secretário.
A reportagem do Marília Notícia entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde e questionou os apontamentos da Prefeitura de Marília.
Em nota, o Estado respondeu: “O Governo de São Paulo enviou doses suficientes para vacinação dos públicos-alvo a todos os municípios, incluindo Marília, que já recebeu mais de 42,7 mil doses e aplicou somente 29,7 mil, segundo dados informados pelo próprio município no sistema VaciVida.”
“A campanha de vacinação contra Covid-19 tem como referência o número de pessoas imunizadas contra a gripe em 2020 indicado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Assim, o Ministério da Saúde utiliza estes dados para envio aos Estados, e o mesmo ocorre em SP para redistribuição às prefeituras. À medida que o órgão federal viabilizar mais doses, as novas etapas do cronograma e públicos-alvo serão divulgadas pelo Estado”.
Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
This website uses cookies.