Marília

Marília cria comitê para diminuir violências autoprovocadas e suicídios

Secretarias municipais intensificaram ações preventivas durante o Setembro Amarelo no ano passado (Foto: Divulgação)

Por meio do Decreto 14.278 assinado pelo prefeito Daniel Alonso (sem partido) nesta segunda-feira (4), o município criou o Comitê de Valorização da Vida, que tem como objetivo diminuir os casos de violências autoprovocadas e suicídio. Diretrizes do plano de ação foram divulgadas na edição desta terça-feira (5) do Diário Oficial.

De acordo com o chefe do Poder Executivo, o comitê será composto por representantes e respectivos suplentes de diversos setores, órgãos, instituições e entidades, incluindo serviços de saúde, assistência social, educação e segurança pública.

Segundo o decreto, a composição do comitê será formada por representantes da Secretaria Municipal da Saúde (equipes técnicas da Saúde Mental, Vigilância Epidemiológica, Atenção Primária, Saúde do Adulto e Saúde da Criança); Centro de Atenção Psicossocial Adulto “Com Viver”; Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil “Catavento”; Hospital Espírita de Marília (HEM)/Clínica Aconchego – Saúde Mental; Hospital das Clínicas (HC) – psiquiatria; Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas – Caps AD; Corpo de Bombeiros; Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); Pronto Atendimento (PA) sul e UPA norte; Secretaria Municipal da Assistência e Desenvolvimento Social; Secretaria Municipal da Educação; Polícia Civil e Conselho Municipal de Saúde (Comus).

“Os membros deverão participar das reuniões ordinárias e extraordinárias; informar seu suplente sempre que não puder se fazer presente; atualizar seus conhecimentos sobre o tema, através de momentos de educação permanente ou cursos; participar das ações e eventos promovidos pelo comitê; assinar o termo de confidencialidade e de sigilo; e avaliar e discutir as propostas de ações relacionadas ao tema da prevenção do suicídio”, consta no texto do decreto.

“Este decreto visa estabelecer uma estrutura organizada e colaborativa para lidar com questões relacionadas à saúde mental e prevenção do suicídio”, pontua o prefeito.

Conforme informações da Prefeitura de Marília, a cidade teve 20 suicídios em 2020, 23 em 2021 e pelo menos 27 em 2022. O balanço de 2023 ainda não foi divulgado.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Gustavo César

Recent Posts

Com gols de Lucas Lima, MAC bate a Itapirense fora de casa

MAC conquistou grande vitória com dois gols de Lucas Lima (Foto: Marcos Bezerra) O Marília…

3 horas ago

Operação policial cumpre mandados e prende três por tráfico em Álvaro de Carvalho

Operação apreendeu drogas e fez três flagrantes por tráfico de drogas (Foto: Divulgação) Uma operação…

7 horas ago

Três Poderes lançam pacto para enfrentamento ao feminicídio no Brasil

O governo federal, o Congresso Nacional e o Poder Judiciário lançam nesta quarta-feira (4) o…

10 horas ago

Consulta ao Abono Salarial estará disponível a partir de amanhã

Trabalhadores poderão consultar, a partir desta quinta-feira (5), se têm direito ao Abono Salarial em…

10 horas ago

Brasil deve ter 781 mil novos casos de câncer por ano até 2028

Mulheres têm maior incidência de câncer na mama, cólon e reto, segundo estimativa nacional (Foto:…

10 horas ago

Homem invade casa, ameaça tatuador, é contido pela vítima e acaba preso pela PM

Recuperação dos objetos foi possível devido a reação da vítima e chegada rápida dos PMs…

10 horas ago

This website uses cookies.