Marília

Marília confirma a 34ª morte por Covid-19 em 2023; Prefeitura faz apelo por vacinação

A Prefeitura de Marília confirmou, nesta sexta-feira (29), mais uma morte por Covid-19. A cidade chegou a 34 óbitos pela doença em 2023.

Segundo notificação hospitalar, trata-se de um homem de 90 anos, sem registro de comorbidades, que apresentou os sintomas em 18 de setembro e veio a falecer três dias depois.

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, reforça o apelo para que toda a população conclua seu esquema vacinal contra a Covid-19, tomando todas as doses principais e doses de reforço, indicados conforme a faixa etária da pessoa, a partir dos seis meses de idade.

Segundo dados estaduais, cerca de 10% da população não tomou nem a 1ª dose principal (91,77%) ou a 2ª dose principal (89,26%) e quase a metade não tomou a 1ª dose de reforço (61%). Quanto menor a cobertura vacinal, maior o risco de transmissão e óbito, principalmente.

A enfermeira Alessandra Arrigoni, responsável técnica pelo setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, explica que mesmo aumentando o número de novos casos semanais, de até 30 casos por semana, a incidência da doença ainda é classificada como estável, pois ainda não estão aumentando o número de casos de internação, seja em enfermaria ou UTI.

Atualmente, cinco pacientes com Covid estão na UTI do HC, dois na UTI da Santa Casa e dois na UTI do ABHU.

“O alerta à população é o de que a Covid-19 não pode ser esquecida e que é grave para alguns pacientes, principalmente os grupos de risco, com comorbidade, e principalmente os não vacinados”, declara Alessandra.

A Prefeitura de Marília mantém os imunizantes disponíveis em todos os postos de Saúde.

Cada faixa etária tem um esquema vacinal próprio contra a Covid-19. Existem cinco esquemas por faixa etária: De 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias; de 3 e 4 anos, 11 meses e 29 dias; 5 a 11 anos de idade; 12 a 39 anos de idade; 40 a 59 anos de idade. A maioria precisa tomar duas doses principais, com uma a até duas doses de reforço, respeitando os prazos de intervalo.

Faça parte do grupo de WhatsApp do Marília Notícia!

Alcyr Netto

Recent Posts

Marília disputa Copa Brasil Ouro de Tênis de Mesa com 14 atletas em São José

Competição integra o calendário nacional da modalidade (Foto: Divulgação) A equipe de tênis de mesa…

4 horas ago

Tese de doutorado da Unimar sobre violência contra a mulher ganha destaque no Vaticano

Estudo analisa políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher (Foto: Divulgação) Uma tese…

4 horas ago

Unimar abre seleção para mestrado profissional em Administração em 2026

O Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Marília (PPGA Unimar) está com inscrições…

4 horas ago

Reforma do Cemitério da Saudade tem previsão de entrega até outubro

Reforma será realizada por meio de uma parceria com o Grupo Prever (Foto: Alexandre de…

4 horas ago

Mulher tenta socorrer filhote atropelado, mas é atacada por cães na região

Uma funcionária pública municipal, de 55 anos, sofreu ferimentos graves após ser atacada por dois…

4 horas ago

Homem é condenado por tentativa de homicídio após discussão em bar da zona sul

O Tribunal do Júri de Marília condenou a oito anos de prisão um homem por…

4 horas ago

This website uses cookies.