Certificado do programa (Imagem: Divulgação)
O Governo do Estado encerrou nesta quarta-feira (22) o ciclo 2021 para elaboração, execução e envio comprobatório das ações ambientais realizadas pelas Prefeituras participantes do PMVA, correspondentes ao período de 10 de outubro de 2020 a 22 de setembro de 2021.
O município de Marília concluiu 100% das ações propostas e realizou o envio em tempo hábil, e aguarda a avaliação dos critérios técnicos que formarão o ranking 2021.
O prefeito Daniel Alonso (PSDB) destaca que o programa é extremamente importante para as cidades que visam uma boa gestão ambiental.
“O Município VerdeAzul foi desenvolvido com o objetivo estimular e auxiliar as Prefeituras paulistas na elaboração e execução de políticas públicas e estratégicas para o desenvolvimento sustentável. Marília caminha a passos largos neste sentido, através de uma gestão que prioriza o meio ambiente em cada ação realizada.”
Segundo o chefe do Executivo, a atual gestão construiu as estações de tratamento de esgoto, que colocaram a cidade no seleto grupo de municípios que coletam e tratam os efluentes.
“Iniciamos a coleta seletiva e vamos expandir em toda cidade, através de ecopontos e de porta em porta; identificamos e estamos cuidando das nossas nascentes; estamos construindo o parque sustentável ‘Projeto Plantas e Peixes’, que permitirá a educação ambiental de forma prática; apoiamos projetos ambientais diversos, como hortas urbanas, agrofloresta, meliponicultura, dentre outros que nos procuram para viabilizar parcerias”, lista Alonso.
Na arborização urbana, o prefeito lembra que estão sendo criados bosques temáticos, como o “Bosque dos Ipês Amarelos” e o “Bosque das Frutas”, que visam melhorar a qualidade do ar e deixar a cidade mais bonita.
“Enfim, Marília está sendo administrada através de uma gestão ambiental eficiente, que gerencia as questões envolvendo todas as secretarias, preocupando-se com o desenvolvimento sustentável do município. Agradeço à população que tem colaborado para a preservação da nossa natureza, e aos agentes envolvidos nas ações, que permitiram nossa cidade estar entre as certificadas pelo Programa Município VerdeAzul”, agradece o chefe do Executivo.
As ações propostas pelo PMVA compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.
O Programa é coordenado pelo chefe do Meio Ambiente, Cassiano Rodrigues Leite, e tem como interlocutores Leandro Silva Rodrigues e Simone Brichi Parolim Macanham.
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.