Marília

Marília conclui o ciclo 2021 do Programa Município VerdeAzul

Certificado do programa (Imagem: Divulgação)

O Governo do Estado encerrou nesta quarta-feira (22) o ciclo 2021 para elaboração, execução e envio comprobatório das ações ambientais realizadas pelas Prefeituras participantes do PMVA, correspondentes ao período de 10 de outubro de 2020 a 22 de setembro de 2021.

O município de Marília concluiu 100% das ações propostas e realizou o envio em tempo hábil, e aguarda a avaliação dos critérios técnicos que formarão o ranking 2021.

O prefeito Daniel Alonso (PSDB) destaca que o programa é extremamente importante para as cidades que visam uma boa gestão ambiental.

“O Município VerdeAzul foi desenvolvido com o objetivo estimular e auxiliar as Prefeituras paulistas na elaboração e execução de políticas públicas e estratégicas para o desenvolvimento sustentável. Marília caminha a passos largos neste sentido, através de uma gestão que prioriza o meio ambiente em cada ação realizada.”

Segundo o chefe do Executivo, a atual gestão construiu as estações de tratamento de esgoto, que colocaram a cidade no seleto grupo de municípios que coletam e tratam os efluentes.

“Iniciamos a coleta seletiva e vamos expandir em toda cidade, através de ecopontos e de porta em porta; identificamos e estamos cuidando das nossas nascentes; estamos construindo o parque sustentável ‘Projeto Plantas e Peixes’, que permitirá a educação ambiental de forma prática; apoiamos projetos ambientais diversos, como hortas urbanas, agrofloresta, meliponicultura, dentre outros que nos procuram para viabilizar parcerias”, lista Alonso.

Na arborização urbana, o prefeito lembra que estão sendo criados bosques temáticos, como o “Bosque dos Ipês Amarelos” e o “Bosque das Frutas”, que visam melhorar a qualidade do ar e deixar a cidade mais bonita.

“Enfim, Marília está sendo administrada através de uma gestão ambiental eficiente, que gerencia as questões envolvendo todas as secretarias, preocupando-se com o desenvolvimento sustentável do município. Agradeço à população que tem colaborado para a preservação da nossa natureza, e aos agentes envolvidos nas ações, que permitiram nossa cidade estar entre as certificadas pelo Programa Município VerdeAzul”, agradece o chefe do Executivo.

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

O Programa é coordenado pelo chefe do Meio Ambiente, Cassiano Rodrigues Leite, e tem como interlocutores Leandro Silva Rodrigues e Simone Brichi Parolim Macanham.

Carolina Rolta

Recent Posts

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

3 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

3 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

3 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

3 horas ago

Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029

Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…

4 horas ago

Vídeo: com mega estrutura de lazer, Bild entrega oficialmente o Villá

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

4 horas ago

This website uses cookies.