Marília e região

Marília cai no ranking de gestão fiscal da Firjan em último ano de Daniel

Arte: Firjan

O novo estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), divulgado nesta quinta-feira (18) com base em dados de 2024, mostra que Marília caiu no ranking do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF). A cidade ocupa agora a 3.768ª posição no cenário nacional e a 527ª no ranking estadual, com nota 0,5379, o que a coloca na faixa de “gestão em dificuldade”.

No levantamento anterior, referente a 2023, Marília estava na 3.453ª colocação nacional e na 516ª no Estado, com índice de 0,5286. Ou seja, houve uma leve melhora no indicador, mas não suficiente para que o município deixasse a zona de dificuldade.

O IFGF é composto por quatro critérios: autonomia, gastos com pessoal, liquidez e investimentos. Marília atingiu nota máxima em autonomia (1,0000) e em gastos com pessoal (1,0000), o que indica que a cidade arrecada o suficiente para manter sua estrutura administrativa e não compromete em excesso o orçamento com a folha de pagamento.

Arte: Firjan

Por outro lado, o município zerou no quesito liquidez (0,0000), evidenciando que não mantém recursos em caixa para honrar obrigações de curto prazo. Além disso, registrou desempenho crítico em investimentos, com apenas 0,1518, um dos piores índices da série histórica.

Evolução histórica

A análise das últimas edições do IFGF mostra que Marília tem oscilado ao longo dos anos. O melhor desempenho foi em 2020, quando a nota chegou a 0,6518, colocando o município na faixa de “boa gestão”. Desde então, o índice recua e se mantém na zona de dificuldade.

Arte: Firjan

Em 2013, a cidade registrava apenas 0,3711 (gestão crítica). De 2014 a 2018, houve avanços graduais, culminando no salto em 2019 (0,6258) e no pico de 2020. Depois disso, os números caíram, principalmente em razão da baixa capacidade de investimento e da falta de liquidez.

No Estado de São Paulo, a média do IFGF em 2024 foi de 0,6862, bem acima da nota de Marília. Quase 74% das cidades paulistas encerraram o ano em situação fiscal boa ou excelente, enquanto Marília ficou novamente entre as que enfrentam dificuldades.

Os dados evidenciam que, apesar de manter equilíbrio em arrecadação e gastos com pessoal, o município não consegue ampliar sua capacidade de investimento nem garantir folga no caixa. Esse quadro compromete tanto a modernização da cidade quanto a melhoria dos serviços públicos.

Arte: Firjan
Alcyr Netto

Recent Posts

Deslizamento em obra da Marfrig deixa quatro mortos em Promissão

Trabalhadores realizavam serviços dentro de uma escavação (Foto: Defesa Civil) Um grave acidente de trabalho…

22 minutos ago

Rompimento de rede pode causar falta d’água no Nova Marília e região

Uma ruptura na rede de abastecimento de água registrada na avenida João Ramalho, em Marília,…

6 horas ago

Campanha mobiliza redes para doação de sangue a jovem ferido em acidente de moto

Família de Victor Nathan recebe solidariedade nas redes e busca garantir transfusões (Foto: Redes Sociais)…

6 horas ago

Prefeitura de Marília divulga gabaritos de processo seletivo para professores

Certame teve 2.697 inscritos para cargos da rede municipal de ensino (Foto: Divulgação) A Prefeitura…

7 horas ago

Marília inicia projeto para orientar arborização correta nas calçadas

Iniciativa é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Foto: Divulgação) A Prefeitura…

7 horas ago

Filantrópica agradece esforços e ajuda financeira de Dani Alonso e Capitão Augusto

Entidade trabalha com o acolhimento de meninos e meninas (Foto: Divulgação) Os deputados Dani Alonso…

8 horas ago

This website uses cookies.