Marília

Marília atende Ministério da Saúde e oferece segunda dose da vacina bivalente para idosos

A Secretaria Municipal da Saúde atualizou os estoques em todas as unidades de saúde para a aplicação da segunda dose da vacina bivalente contra a Covid-19 para idosos com mais de 60 anos de idade e pessoas acima dos 12 anos imunocomprometidas, que tenham recebido a mais recente dose do imunizante há mais de seis meses, conforme recomendação do Ministério da Saúde (MS).

A vacinação ocorre de segunda a sexta-feira em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs), das 7h às 17h, ou na Unidade Melhor Horário (Nova Marília), das 17h às 22h

O Ministério da Saúde divulgou em dezembro uma nova recomendação de segunda dose com a vacina bivalente em nota técnica, visando ampliar as coberturas vacinais da população mais propensa a desenvolver formas graves em caso de infecção pelo coronavírus.

A decisão do Ministério da Saúde é uma estratégia preventiva após a identificação de duas novas sublinhagens (a JN.1 e a JG.3) de uma variante do coronavírus no Brasil, inicialmente nos estados do Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás.

Para aquelas pessoas que ainda não realizaram a primeira dose com a bivalente, segue a mesma recomendação: hoje recomendada para todas as pessoas acima de 18 anos, desde que no mínimo quatro meses após a última dose. Para demais idades, permanecem as orientações da vacina disponível para toda a população elegível acima de seis meses de idade, conforme o Informe Técnico Operacional de Vacinação contra Covid-19.

A partir de 2024, a imunização contra a Covid-19 será incluída no calendário nacional de vacinação das crianças de seis meses a menores de cinco anos. Nessa faixa etária, o esquema vacinal completo contará com três doses, que deverão ser aplicadas seguindo os intervalos recomendados: 1ª dose para a 2ª dose: intervalo de quatro semanas; e 2ª dose para a 3ª dose: intervalo de oito semanas. A criança que tiver tomado as três doses neste ano, não vai precisar repetir doses em 2024.

Adultos de grupos prioritários, como idosos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, indígenas, ribeirinhos e quilombolas, pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, pessoas com deficiência permanente, pessoas privadas de liberdade maiores de 18 anos, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade e pessoas em situação de rua vão receber anualmente uma nova dose da vacina.

Marcelo Martin

Recent Posts

Ministro propõe força-tarefa para identificar deep fake nas eleições

O ministro do STF, Gilmar Mendes (Foto: Arquivo/MN) O ministro Gilmar Mendes, que atua como…

28 segundos ago

Balança comercial de Marília reverte resultado positivo e encerra 2025 com déficit

Exportações de Marília tiveram redução em 2025 (Foto: Arquivo/Marília Notícia) O comércio exterior de Marília…

1 minuto ago

Capotamento de ônibus que levava romeiros deixa 15 mortos em Alagoas

Acidente com ônibus que transportava romeiros deixou ao menos 15 mortos em Alagoas (Foto: Ascom/CBMAL)…

14 minutos ago

Cultura anula edital da Aldir Blanc após parecer jurídico contrário

Anulação de chamamento público adia processo de seleção de projetos teatrais e de outras linguagens…

1 hora ago

Ministério da Educação renova reconhecimento de cursos da Unimar e Univem

Curso de Medicina Veterinária da Unimar foi um dos tiveram reconhecimento renovado pelo MEC (Foto:…

2 horas ago

Homem acusa a companheira de trocar fotos íntimas, arremessa copo e acaba preso

Um homem de 24 anos foi preso em flagrante na noite desta segunda-feira (2), acusado…

3 horas ago

This website uses cookies.