Marília

Marília assina termo de adesão ao Sinapir

Principal impacto é a participação no comprometimento com a pauta étnico racial (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos assinou o termo de adesão ao Sinapir (Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial), cujo o impacto é a participação no comprometimento com a pauta étnico racial, através da ação conjunta do órgão e do Conselho de Promoção da Igualdade Racial inseridos na rede.

A Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial é o órgão do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, que tem a responsabilidade de atuar com o Departamento de Políticas Étnico-Raciais (Diper), para auxiliar e apoiar no desenvolvimento das políticas públicas de igualdade racial no Município de Marília, e do Departamento de Monitoramento de Políticas Étnico-Raciais (DImope), que tem a atribuição de articular, coordenar, avaliar e acompanhar a implementação e o desenvolvimento do Sinapir.

Secretaria Municipal de Direitos Humanos assinou o termo de adesão (Foto: Divulgação)

Sendo assim, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos vai assumir as seguintes responsabilidades:

a) adotar ações de fomento para a participação de Estados, Distrito Federal e municípios no Sinapir;

b) propor planos e programas a serem pactuados no âmbito do Sinapir e executados sob a coordenação dos órgãos de promoção da igualdade racial integrantes do sistema;

c) apoiar a instituição e o fortalecimento de conselhos voltados para promoção da igualdade racial;

d) apoiar a criação e o fortalecimento de órgãos de políticas de promoção da igualdade racial nos Estados, no DF e nos municípios;

e) coordenar o Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial;

f) elaborar orientações gerais para os Estados elaborarem seus respectivos fóruns estaduais de gestores municipais de promoção da igualdade racial;

g) executar o plano nacional de promoção da igualdade racial e apoiar a execução dos planos estaduais e municipais pactuados em conformidade com as diretrizes do Sinapir e da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial;

h) realizar a Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial e apoiar os Estados e o Distrito Federal na realização das etapas estaduais da Conferência;

i) fortalecer a implementação da política de enfrentamento ao racismo e promoção da igualdade racial em âmbito estadual, distrital e municipal, com disponibilização de recursos, observado o limite orçamentário disponível;

j) operacionalizar o Sinapir, de forma a possibilitar que a política de enfrentamento ao racismo e promoção da igualdade racial seja executada dentro do sistema, contribuindo para sua institucionalização em todo país.

(Foto: Divulgação)

Já as atribuições da Prefeitura de Marília são:

a) manter e apoiar administrativa e financeiramente o Conselho voltado para promoção da igualdade racial;

b) manter e apoiar o funcionamento do órgão de políticas de promoção da igualdade racial, oferecendo condições administrativas e financeiras para sua ampliação;

c) participar do Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial;

d) elaborar e executar plano de enfrentamento ao racismo e promoção da igualdade racial;

e) propor planos e programas a serem pactuados no âmbito do Sinapir e executados sob a coordenação dos órgãos de Promoção da Igualdade Racial integrantes do sistema;

f) realizar Conferências de Promoção da Igualdade Racial;

g) fortalecer os planos e programas decorrentes da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial;

h) integrar a Rede Nacional de Atendimento às Vítimas de Discriminação Racial.

Inclusão é pauta (Foto: Divulgação)

“Queremos que as comunidades de diferentes etnias, juntamente com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, tenham maior representatividade para nos inspirarem em novas ideias para a criação de mais políticas públicas, com o consequente alcance da almejada igualdade racial”, afirma o prefeito Daniel Alonso (PSDB).

O secretário de Direitos Humanos, Delegado Wilson Damasceno, afirma se sentir honrado e satisfeito em assinar junto, com o prefeito, essa importante adesão ao Sinapir.

“Temos com o plano nacional o direcionamento para implantarmos mais políticas públicas em prol da igualdade racial em nosso município.”

“O Conselho que represento está satisfeito por dispormos desse grande mérito, que foi a adesão ao Sinapir. Com isso temos a certeza de que mais políticas públicas voltadas à igualdade racial serão implementadas em Marília, com reflexos na região”, conclui o presidente do Conselho de Promoção da Igualdade Racial, Marilis Machado.

Daniela Casale

Recent Posts

Violência doméstica termina com homem morto pela polícia em Marília

Ocorrência teve início nas primeiras horas da manhã (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um homem morreu…

2 horas ago

Mercado eleva projeção de inflação e vê Selic em 14% ao ano em 2026

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA),…

3 horas ago

Alcolumbre mantém PEC 6×1 travada em semana esvaziada no Senado

A tramitação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba com a escala 6x1 no Brasil…

3 horas ago

Prefeitura retoma área nos fundos de escola após ação judicial em Marília

Terreno a ser retomado teria ao menos duas construções precárias (Imagem: Google Street View) Uma…

3 horas ago

PND 2026: professores podem se inscrever a partir de segunda-feira

As inscrições para a Prova Nacional Docente (PND) de 2026 estarão abertas de 22 de…

3 horas ago

Tentativa de separação termina com jovem internada após agressão brutal

Uma jovem de 24 anos foi internada no Hospital das Clínicas (HC) de Marília após…

4 horas ago

This website uses cookies.