Marília e região

Marília apresenta planos contra sarampo e arboviroses e investiga 22 casos suspeitos

A Secretaria Municipal da Saúde de Marília apresentou nesta sexta-feira (26), no auditório da pasta, dois planos de enfrentamento a doenças que preocupam a cidade: o Plano Municipal de Enfrentamento ao Sarampo e o Plano Municipal de Enfrentamento às Arboviroses.

A reunião técnica com representantes de hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) discutiu estratégias de combate ao sarampo diante do aumento de notificações na cidade e região. Segundo a secretaria, 22 casos suspeitos estão sob investigação pela Vigilância Epidemiológica.

“O sarampo é altamente transmissível. Destacamos a necessidade de criar fluxo de atendimento ao suspeito, identificar precocemente sinais e sintomas, adotar medidas imediatas de prevenção e avaliar a situação vacinal dos profissionais”, afirmou a enfermeira chefe da Vigilância Epidemiológica, Suellen Crepaldi.

A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, reforçou que a principal medida de prevenção é a vacinação. “Todos os casos suspeitos estão sendo devidamente investigados e aguardam confirmação laboratorial. A melhor prevenção é a imunização. O sarampo pode matar, mas principalmente deve ser evitado”, declarou.

De acordo com a Vigilância, a cobertura vacinal em Marília está em 86,7% para a primeira dose da tríplice viral e 73,25% para a segunda. A orientação é que pessoas com sintomas como febre alta, manchas vermelhas, tosse, coriza e conjuntivite procurem imediatamente a unidade de saúde mais próxima, utilizando máscara, e mantenham o esquema vacinal atualizado.

O segundo anúncio foi do Plano Municipal de Enfrentamento às Arboviroses, que estabelece diretrizes contra doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. O documento prevê monitoramento de dados epidemiológicos, capacitação de profissionais e campanhas de conscientização.

Segundo a superintendente de Gestão da Secretaria, Roberta Cardozo Flores, que representou a secretária no evento, “este Plano Municipal é de suma importância para a nossa cidade e vai colaborar bastante no controle e prevenção das arboviroses”.

Durante a tarde, o plano também foi apresentado ao Conselho Municipal da Saúde (Comus). Na segunda-feira (29), das 9h às 11h, haverá capacitação de supervisores e gestores da Divisão de Zoonoses para discutir a implantação das medidas.

Marcelo Moriyama

Recent Posts

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores

Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…

4 horas ago

Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025

Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…

4 horas ago

Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília

Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…

4 horas ago

Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…

4 horas ago

Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…

4 horas ago

Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores nativas

Corte de árvores nativas não teve nenhuma autorização de órgão competente (Foto: Divulgação/PMSP) A Polícia…

4 horas ago

This website uses cookies.