Marília

Marília acumula aumento de mais de 240% nos casos de dengue

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde de Marília divulgou os dados do informe semanal dos agravos de notificação compulsória e traz novos números sobre casos de dengue na cidade. Entre o dia 1º de janeiro e 16 de novembro deste ano, o município confirmou 9.789 casos da doença, aumento de 242,03% em relação ao mesmo período do ano passado, quando registrou 2.862 diagnósticos.

Apesar do número alto no acumulado do ano, no comparativo com o relatório da semana anterior, houve uma elevação de 16 novos casos, quando passou de 9.773 para 9.789.

Embora em um ritmo desacelerado, o município segue registrando casos de dengue e a Secretaria da Saúde reforça a importância da conscientização da população sobre as formas de prevenção. O principal ato é combater o mosquito Aedes aegypti, responsável pela disseminação da dengue.

A eliminação de focos do mosquito, como água parada em recipientes e outros locais, continua sendo uma das melhores formas de interromper a proliferação e agravo da doença.

Além da prevenção, as autoridades de saúde destacam a importância de identificar precocemente os sintomas da doença. A dengue pode se manifestar com febre alta, dores de cabeça intensas, dor atrás dos olhos, dores no corpo e articulações, além de manchas vermelhas na pele.

Em casos mais graves, a doença pode evoluir para a forma hemorrágica, com sangramentos e choque, que requerem cuidados médicos imediatos. O número de óbitos pela doença saltou de cinco (em 2023) para 14 neste ano, um aumento de 180% na comparação.

A recomendação é que, ao apresentar sintomas suspeitos, a pessoa procure rapidamente uma unidade de saúde para diagnóstico e tratamento adequados. O tratamento precoce é essencial para evitar complicações e salvar vidas.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Alcyr Netto

Recent Posts

A população como aliada na preservação dos recursos hídricos

Moradores têm papel fundamental na construção de um sistema mais sustentável (Foto: Divugação/RIC) A água…

6 horas ago

Pescador morre atropelado na ponte do Rio Dourado em Lins

Vítima teve a morte confirmada ainda no local do acidente (Reprodução: Beno Bond/Nova TV) Um…

7 horas ago

TJ-SP julga nesta segunda futuro político de Camarinha nas eleições

Abelardo Camarinha terá futuro político definido nos próximos dias (Foto: Arquivo/MN) A 9ª Câmara de…

8 horas ago

Presidente da Câmara reivindica ampla reforma e a revitalização do Bosque Municipal

Vereador Danilo da Saúde solicita projeto de revitalização para o Bosque Municipal Rangel Pietraroia (Foto:…

9 horas ago

Desentendimento por falta de pagamento de aluguel termina em facadas

Um impasse envolvendo suposta falta de pagamento de aluguel quase termina em tragédia na manhã…

9 horas ago

Prefeitura de Marília abre seleção para cadastro reserva de estagiários

Seleção de estagiários da Prefeitura de Marília terá inscrições em abril: cadastro reserva contempla cursos…

10 horas ago

This website uses cookies.