Marília

Manifestação contra PEC 287 acontece neste domingo

Protesto em Brasília: movimento contra a reforma acontece em todo o país.

As comissões de Direito Previdenciário e de Assuntos Gerais relacionados ao INSS da OAB Marília – 31ª Subseção apoiam a “Manifestação Contra a PEC 287 – Reforma da Previdência” que está marcada para acontecer em diversas cidade do Brasil neste domingo (18), inclusive em Marília com concentração em frente ao Paço Municipal a partir das 15h.

Uma das principais mudanças é o estabelecimento da idade mínima de 65 anos para homens e mulheres se aposentarem e tempo mínimo de contribuição de 25 anos.

Essa regra valerá para homens com idade inferior a 50 anos e mulheres com menos de 45 anos. Para receber a aposentadoria integral (100% do valor), o trabalhador precisará contribuir por 49 anos.

Pelas regras em vigor, é possível pedir a aposentadoria com 30 anos de contribuição, no caso das mulheres, e 35 anos, no caso dos homens. Para receber o benefício integral, é preciso atingir a fórmula 85 (mulheres) e 95 (homens), que é a soma da idade com o tempo de contribuição.

O presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB Marília, doutor Gustavo Abib Pinto da Silva afirma que “é um verdadeiro absurdo o que estão querendo fazer e o povo tem que sair na rua contra este ato”.

Ele afirma que as mudanças são incoerentes, inclusive enquanto discurso daqueles que prepararam a proposta: “O próprio presidente foi aposentado aos 51 anos de idade”.

Uma das organizadoras do evento, a advogada especialista em Direito Previdenciário, Marina Gerdully Afonso, convida a população a participar com faixas e cartazes.

No local, ela diz que não será feita passeata, mas um ato para chamar a atenção contra a proposta de reforma da forma que está posta. “Queremos alertar a população e explicar os problemas que essa reforma representa”, fala.

Entre os pontos que os organizadores do ato em todo o Brasil chamam a atenção estão o fato de que a expectativa de vida do brasileiro é de 76 anos e o governo  exigindo que o trabalhador pague pelo INSS por 49 anos para uma renda aproximada de 100%, o aposentado receberá somente 11 anos de aposentadoria.

Outro ponto é o argumento de que os brasileiros não vão ter saúde para trabalhar até os 65 anos, principalmente nas atividades pesadas. Além disso, pondera-se que a exigência de 49 anos para ganhar aposentadoria integral vai fazer com que muitos morram antes de se aposentar.

Marília Notícia

Recent Posts

MAC cai em Santos e encerra campanha histórica com o vice-campeonato da A3

Artilheiro da A3, com 10 gols, Lucas Limas passou em branco neste domingo em Santos…

19 horas ago

Nova unidade reforça expansão da União Imobiliária e aposta em serviço personalizado

Terceira unidade da União Imobiliária foi inaugurada na sexta-feira (24) (Foto: Geovana Rodrigues/Marilia Noticia) A…

21 horas ago

Câmara de Marília vota projetos sobre despesas e epilepsia nesta segunda-feira

Pauta da Ordem do Dia conta com dois projetos para análise (Foto: Wilson Ruiz) A…

22 horas ago

‘Se hoje atuo no exterior, é porque alguém me colocou livros nas mãos’, diz pesquisadora mariliense

Mariliense Tatiane Rodrigues Lopes dos Santos cruzou fronteiras e hoje é pesquisadora internacional (Foto: Divulgação)…

22 horas ago

A conta de água subiu? Antes de se assustar, investigue

Consumo pode aumentar de forma silenciosa (Foto: Divulgação) Receber a fatura de água e se…

23 horas ago

Presidente da Câmara pede inclusão de USF do JK em programa de reformas

Proposta do presidente da Câmara de Marília, vereador Danilo da Saúde (PSDB), será votada nesta…

1 dia ago

This website uses cookies.