Marília

Leishmaniose: mais um caso confirmado em Marília

Mais um caso de leishmaniose visceral em humanos foi registrado em Marília. A informação é do Jornal da Manhã em edição desta quarta-feira (28). O caso foi confirmado pela Secretaria de Saúde do município.

Segundo a assessoria de imprensa da administração municipal, “são nove casos em humanos confirmados neste ano” e não existem outros casos suspeitos no momento. “O último foi de uma criança que está internada no Hospital Materno Infantil”.

De acordo com o periódico, a criança possui três anos e é moradora do bairro Jânio Quadros. O município informou nesta manhã que “as ações de combate e prevenção são feitas regularmente e intensificadas, principalmente nas regiões onde estão a maior incidência de casos”.

No dia 10 de dezembro, eram sete casos confirmados da doença em humanos neste ano, segundo informação da Secretaria de Saúde do município ao Marília Notícia.

Nessa conta entra a morte – ainda considerada suspeita – de uma idosa de 81 anos, moradora da zona Sul, no dia 21 de novembro. Ela teve o quadro agravado por hipertensão e diabetes.

Em 2011 foi confirmado o primeiro caso da doença em humanos no município. Três anos depois, novas ocorrências – em 2014 foram dois registros oficiais. Em 2015 mais um caso.

Entre o primeiro diagnóstico, quase seis anos atrás, e o ano passado haviam sido quatro casos confirmados.

Apesar de o primeiro caso de transmissão para humanos do parasita que desencadeia a leishmaniose visceral em 2011, o mosquito-palha foi identificado pela primeira vez em Marília no ano de 2009.

Em alguns pontos da cidade até 46% dos cães estão contaminados atualmente. O protozoário que provoca a doença fica “armazenado” em cães antes de ser transmitido para seres humanos por meio do mosquito-palha. Quando existe a constatação da doença nos cães, é preciso sacrificá-los.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli

Família Dias Toffoli; irmãos receberam o primeiro nome de José e as filhas, Maria (Foto:…

1 hora ago

MAC enfrenta o São Bernardo fora de casa na estreia da Série A3

Lance de partida anterior entre MAC e São Bernardo (Foto: Léo Carrara/MAC) O Marília Atlético…

2 horas ago

Marília deve ter fim de semana de calor antes de mudança no tempo

Altas temperaturas devem ser registradas nos próximos dias em Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) A…

3 horas ago

Unimar realiza 15ª edição da Sipat e reforça ações de prevenção no trabalho

Iniciativa integra o calendário institucional e reúne colaboradores em uma programação voltada à conscientização (Foto:…

4 horas ago

Quintana apresenta novos equipamentos e autoriza obras no Centro de Fisioterapia

Ações, segundo a Prefeitura, integram um conjunto de investimentos (Foto: Divulgação) O governo de Quintana…

4 horas ago

Justiça pronuncia a júri acusada de atear fogo e matar companheiro em briga por crack

Uma sentença de pronúncia da 2ª Vara Criminal de Lins determinou que a mulher de…

4 horas ago

This website uses cookies.